[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) aplicou através do Departamento de Recursos Humanos Estratégico, no período de 29 de janeiro a 10 de fevereiro de 2010, um questionário a 204 funcionários do Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed, com o objetivo de saber a participação deles na Ginástica Laboral (GL) e quais suas sugestões de melhorias para a atividade.
 
O resultado foi satisfatório, apontando que 77% dos servidores entrevistados praticam a Ginástica Laboral.  Foi indicada a média oito para os itens descontração, alongamento, músicas utilizadas, didática do professor e variação de aulas.
 
De acordo com André Moraes, responsável pela GL na Seed, foi aplicado um questionário de duas perguntas com respostas objetivas (sim e não) e mais outras duas perguntas: uma para pontuar de cinco a dez, e outra aberta sugerindo melhorias para a GL. “O questionário foi satisfatório e apontou que o servidor pratica a atividade, ao mesmo tempo em que mostra nossa preocupação de saber como anda a atividade e o que pode ser melhorado”, revela.
 
A maior conscientização por parte dos colegas de trabalho em participar das sessões de GL e a sensibilização dos diretores de setores são apontados nos questionários como itens a serem superados.
 
De acordo com André Moraes, os professores de Educação Física que trabalham na atividade são orientados a sempre esclarecer sobre atividades físicas e hábitos saudáveis, além de enfatizar que a GL favorece o entrosamento da equipe e momento de descontração.
 
Um outro benefício da atividade é que ela favorece o encaminhamento para outras atividades desenvolvidas pela Rede QualiVida na Seed, como caminhada orientada, hidroginástica, yoga e dança de salão.
 
Ampliação

 
A Ginástica Laboral acontece diariamente em todos os setores da Secretaria de Estado da Educação desde 2007, quando foi feita a primeira avaliação antropométrica de mais de 800 funcionários. “Queremos ampliar a oferta da GL nas escolas e em todas as diretorias. São 19 professores de Educação Física envolvidos na GL, em sete diretorias regionais de educação, mais o Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed”, aponta Moraes.
 
A previsão é de que no final de 2010 seja ampliado o número de escolas beneficiadas com a GL para os servidores públicos, hoje beneficiando cerca de 45 escolas das Diretorias Regionais 3, 5, 6, 8 e 9 e mais a sede da DRE 2.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.