[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Ter um diálogo sincero e saber ouvir a criança sem subestimar a sua capacidade de entendimento, são as recomendações da psicóloga Aline Maciel para a construção da auto-estima infantil. Segundo Aline, além de saber dosar as permissões e as proibições, os pais devem ter muita paciência na hora de ensinar e evitar adjetivar os filhos de maneira pejorativa.

“Ela (a criança) constrói o seu universo através das palavras que são inseridas no seu cotidiano”, diz, alertando que o adulto precisa aprender a elogiar quando a criança acertar. A atitude dos pais deixarem os filhos sem respostas ou inventar uma mentirinha para perguntas desconcertantes também contribuem para o crescimento de uma criança insegura.

A psicóloga alerta ainda que a conversa entre pai e filho deve ser franca e positiva, porque a criança se sente mais confiante quando tem boas referências pessoais.

Fonte: Missão Criança/SE[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.