Pronto-Socorros Municipais mudarão atendimento de urgência e emergência em Aracaju
De acordo com o secretário, os 60 leitos e o atendimento que será prestado nos pronto-socorros do município vão diminuir o fluxo de pacientes que entram no Hospital Cirurgia e deixar a reserva hospitalar existente na capital para atender os casos realmente mais graves. Apesar das recentes chuvas na capital, as obras continuam em dia.
A estrutura física das unidades será composta de consultórios de acolhimento, salas para assistência social, consultórios médicos, salas de estabilização equipadas para casos de emergência, postos de enfermagem, salas de vacinas, inalação, reidratação, medicação, sutura, curativo e gesso, salas de higienização, procedimentos invasivos, farmácia para medicamentos de uso imediato e salas para realização de exames, tais como raio x e eletrocardiograma (ECG).
O prédio da zona Norte, localizado no bairro 18 do Forte e batizado de Nestor Piva, já está com 40% de seus 2.500 m² de área prontos. Aproximadamente 25% dos 1.500 m² do prédio da zona Sul também foram executados. Ambas unidades deverão ser entregues ainda no primeiro semestre de 2006.
A estrutura da zona Sul está sendo construída anexa ao posto de atendimento 24 horas existente no conjunto Augusto Franco. Por esta razão a prefeitura está construindo ao lado da recém-inaugurada Biblioteca Municipal Ivone Menezes, uma nova unidade de saúde dentro de todos os padrões de qualidade já conhecidos pela população.
Funcionamento dos Pronto-Socorros
A organização do espaço estará ligada à lógica de atendimento em que a prioridade não obedece a ordem de chegada dos pacientes, mas sua necessidade. Três áreas – verde, amarela e vermelha – vão organizar o serviço. Os casos graves são levados direto para a sala de estabilização, pertencente à área vermelha. Os outros casos vão passar por uma triagem e logo após serão encaminhados para a área verde ou amarela.
Aracaju está entre as primeiras capitais do país a implantar essa estrutura de atendimento. Todas as unidades municipais de urgência e emergência realizam o atendimento a partir do critério da necessidade: quanto mais grave for o caso, mais rápido o paciente será atendido.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- ProntoSocorros Municipais mudarão atendimento de urgência e emergência em Aracaju – Fotos: Márcio Dantas