[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) sergipanos passaram a contar a partir desta terça-feira, 4, com um importante reforço para o fortalecimento das suas políticas de desenvolvimento. Isso porque oito estudantes foram selecionados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a II etapa do Curso de Especialização para Formação de Agentes Gestores de APLs. A solenidade para a assinatura do termo de adesão ao programa foi promovida na cidade de Fortaleza (CE).

A seleção ocorreu a partir dos resultados do I Curso de Especialização, realizado durante os meses de fevereiro e agosto do ano passado. Nessa etapa, os alunos obtiveram informações sobre ‘Fundamentos do Desenvolvimento Territorial’, ‘Gestão e Comportamento’ e ‘APLs e Inovação’, e elaboraram um trabalho de conclusão enfocando algum APL de interesse no estado de Sergipe.

A partir daí, os estudantes foram avaliados e classificados em um ranking, utilizado posteriormente para a seleção. Vinte e sete acadêmicos de vários estados do Nordeste foram escolhidos, sendo oito de Sergipe. Eles receberão uma bolsa de estudo do CNPq e desenvolverão os temas de seus trabalhos durante o período de 18 meses junto ao APL selecionado. A capacitação será realizada na Universidade de Fortaleza (Unifor).

Além disso, eles contarão com a supervisão e o acompanhamento dos técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec), gestora do programa de APLs. Os trabalhos selecionados foram nas áreas de citricultura, petróleo e gás, cerâmica vermelha, ovinocaprinocultura, fruticultura/mangaba, tecnologia da informação e mandioca.

De acordo com Sílvia Matos, representante do departamento técnico da Sedetec e responsável pelo acompanhamento dos estudantes, a capacitação contribuirá para o fortalecimento das atividades nos APLs beneficiados. “Esses alunos desenvolverão projetos capazes de contribuir para o desenvolvimento de várias atividades produtivas, principalmente no interior do estado. Esperamos articular essas idéias com aquilo que já é produzido pelo núcleo de APL e garantir melhorias para aqueles que trabalham nesses setores”, frisou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.