[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da Divisão de Educação Especial (Dieesp), realizou na manhã desta quarta-feira, 1º, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, a culminância do Projeto Tecendo Saberes. O evento reuniu os professores que atuam em salas de recursos multifuncionais e que participaram das capacitações promovidas pelo projeto. O evento foi aberto pela secretária adjunta de Estado da Educação, professora Hortência Pereira Araújo.

“Estamos trabalhando e construindo coletivamente o conhecimento sobre temas que irão qualificar o atendimento aos alunos com necessidades especiais da rede estadual de ensino. A culminância desse projeto mostra que a política de Educação Especial do Governo de Sergipe está alinhada com a Política Nacional de Educação Especial, fundamentada na concepção de direitos humanos que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis”, declarou a professora Hortência.

Durante todo o ano de 2010, professores que atuam em salas de recursos multifuncionais participaram de capacitações desenvolvidas em módulos mensais abordando temáticas como Políticas Públicas sobre Atendimento Educacional Especializado (AEE), Deficiência Auditiva, Deficiência Visual,  Surdocegueira, Altas Habilidades/Superdotação, Deficiência Física e Intelectual, Acessibilidade.

Para a diretora da Dieesp, professora Maria Aparecida Nazário,  a culminância das capacitações é a certeza do dever cumprindo. “Estou muito feliz com o resultado dos cursos. Sabemos que há muito para se realizar, mas o sucesso desse projeto demonstra que estamos no caminho certo para a construção de uma educação inclusiva de qualidade em Sergipe”, disse a professora.

Os professores que participaram da capacitação se sentem mais seguros para desenvolver seu trabalho nas salas de recursos multifuncionais, a exemplo da professora Alexsandra Morais, que leciona na Escola Estadual Eulina Batista, em Nossa Senhora de Lourdes. “Tínhamos uma sala bem equipada, mas não sabíamos trabalhar. Essa capacitação atendeu às necessidades dos professores de AEE, os quais agora podem prestar um serviço especializado e de qualidade”, revelou a professora.

Programação

Os trabalhos tiveram inicio às 9h30 com a palestra “Acessibilidade e suas dimensões”, ministrada pela professora Jane Maré Santos Rocha. Em seguida, ocorreu a palestra “Tecnologia assistiva para deficientes visuais”, sob o comando de Lucas Aribé. Encerrados os trabalhos da manhã, a professora Marli Ribeiro proferiu a palestra Ações do Programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) na esfera estadual.

Lucas Aribé, um dos palestrantes do dia, aprovou essa iniciativa da Seed. “Esse é uma ação valiosa que a Secretaria de Estado da Educação está promovendo. Projetos como esses beneficiam os alunos com necessidades especiais e beneficiam também a sociedade como um todo, pois formam cidadãos capacitados que colaboram para o desenvolvimento do nosso país”, disse Lucas.

A partir das 14h, os trabalhos serão retomados com a encenação natalina Presépio Vivo, composta por alunos da escola Estadual Jorge Amado. Em seguida ocorrerá a socialização dos recursos pedagógicos produzidos por professores das salas de recursos multifuncionais. Os trabalhos se encerram com a mostra pedagógica e a premiação dos trabalhos apresentados.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.