[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e das Secretarias Municipal e Estadual de Educação (Semed e Seed) estão realizando oficinas para Construção de Protagonistas Juvenis. O diferencial agora é que os próprios alunos estão sendo capacitados para serem multiplicadores dos temas abordados nas oficinas e dinâmicas do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE).

“O objetivo é estimular a participação juvenil, é o que chamamos de ´pares´, ou seja, jovem educando jovem”, disse a técnica em educação e saúde do Programa DST/Aids da SMS, Jô Oliveira. Segundo ela, desta forma, o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), que existe desde 2004, ganha novos aliados.

“Na última sexta-feira, dia 21, os facilitadores foram os próprios estudantes. Reunimos algumas escolas estaduais e municipais no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos e pudemos perceber como os alunos despertaram ainda mais o interesse dos colegas para as oficinas e dinâmicas”, comentou.

Jô Oliveira informou que um grupo de jovens estudantes participou de uma capacitação durante uma oficina regional que reuniu estudantes de Alagoas, Bahia e Sergipe. De acordo com ela, a mudança fortaleceu ainda mais a participação juvenil nas ações educativo-preventivas.

Dentre os temas abordados nas oficinas estão as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs/Aids), gravidez indesejada, uso de drogas (como o álcool, por exemplo) e outros assuntos. Uma das finalidades do SPE é reduzir a vulnerabilidade dos adolescentes às estes problemas por meio de ações articuladas entre as Secretarias de Saúde e de Educação.

SPE

O Saúde e Prevenção nas Escolas é um projeto dos Ministérios da Saúde e da Educação e que conta com o apoio da Unesco e da Unicef. O objetivo central é a promoção da saúde sexual reprodutiva, visando reduzir a vulnerabilidade de adolescentes e jovens às DSTs, à infecção pelo HIV e à gravidez não planejada, por meio de ações nas escolas e nas Unidades de Saúde da Família (USFs). O projeto foi implantado no município de Aracaju em fevereiro de 2004 e está presente em 13 USFs, sete escolas estaduais e nove escolas municipais.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.