[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O projeto Museu Itinerante ‘Ciências Sobre Rodas: Busão da Ciência do Agreste ao Sertão’ fez sua segunda edição quarta-feira, dia 20, no município de Itabaiana na Praça João Pessoa.  Nessa segunda edição o ‘Busão da Ciência’ contou com atividades na área da Química e teve a coordenação do Prof. Erivaldo Lopes da Silva do departamento de Química-UFS e que também coordena o ‘Projeto Química também é Cultura. Show da Química com Teatro III’.

O Museu Itinerante também chamado de ‘Busão da Ciência’ é um projeto da Universidade Federal de Sergipe (UFS), do Campus Prof. Alberto Carvalho, em Itabaiana, vencedor do Edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Fapitec.

O Busão da Ciência tem como objetivo a divulgação e popularização da ciência explorando outros espaços de aprendizagem além da sala de aula. O projeto que teve início em dezembro de 2012 e fez sua primeira exibição em praça pública. “A diferença dessa edição para primeira, é que na edição anterior no Povoado Cajaíba (Itabaiana) fomos para uma escola, tínhamos um público específico. Aqui estamos lidando com um público mais geral, a intenção é atraí-los pela curiosidade, por isso buscamos a praça. E elas têm interesse, os experimentos são simples com coisas que elas têm contato”, explicou um dos coordenadores do ‘Busão’ o prof. Edson José Wartha.

Os experimentos químicos executados nessa edição foram nas áreas da química forense, energia, densidade e liberação. Para a aluna do curso de Química Licenciatura Valeria Nunes Santos participar do projeto estava sendo extremamente gratificante “É muito bom para nós alunos estarmos em contato com a população, pois elas utilizam coisas relacionadas a química mas não sabem como se dão os processo. E por isso é interessante mostrar a química de forma simples, com coisas do nosso cotidiano e de fácil aprendizagem.  Acredito que não só eu, mas todos os colegas estão adorando essa experiência”

A próxima edição do ‘Busão da Ciência’ prevista para o mês de março terá atividades na área da Geografia.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.