[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A iniciativa de acabar com os incômodos que impossibilitavam o acompanhamento completo dos pré-natais entre as gestantes aracajuanas virou uma realidade. Com pouco mais de cinco meses de atuação, o projeto “Mamãe Coruja”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através do programa Saúde da Mulher, atendeu cerca de três mil gestantes, possibilitando uma cobertura de 63% do total de mulheres acompanhadas.

O projeto reflete um passo significativo no acompanhamento da gestante aracajuana mediante uma oferta centralizada dos exames de patologia clínica padronizados para o pré-natal, propondo mais segurança, humanização e tranqüilidade no atendimento a mães e bebês.

A proposta da SMS é acabar com aquela peregrinação que obrigava as gestantes a se deslocarem por diversas clínicas para concluir os exames necessários à segurança da mãe e do bebê durante a gestação. Embora nesses últimos quatro anos Aracaju tenha apresentado uma queda de cerca de 30% do coeficiente de Mortalidade Infantil, devido aos investimentos em acesso a serviços de saúde na rede básica e hospitalar, havia uma necessidade por parte da Saúde Municipal de garantir o acompanhamento completo das gestantes desde o pré-natal até o nascimento da criança.

“Antigamente elas tinham que fazer diversos exames em várias clínicas espalhadas pela cidade. Como muitas mães encontravam dificuldades para se deslocar, o acompanhamento do pré-natal acabava comprometido. Agora elas têm um local onde podem fazer uma única coleta, que por sua vez é distribuída para diversos laboratórios, e esperar os resultados na Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência”, explica a coordenadora do programa Saúde da Mulher, Sayonara Carvalho.

A meta do projeto é atender em média 800 gestantes novas a cada mês, que estejam iniciando o acompanhamento (1° trimestre), e mais 800 que estejam em fase de conclusão (3° trimestre). Desde a sua implantação em abril, o programa já assistiu quase três mil gestantes. Além das ofertas de exames laboratoriais, o projeto também oferece à gestante a oportunidade de realizar uma visita à maternidade Dr Carlos Firpo (Hospital Santa Isabel) no período de conclusão do acompanhamento, possibilitando que se sinta mais segura em relação ao momento do nascimento do seu bebê. “A visita tem sido algo gratificante para as futuras mamães e acontece diariamente à maternidade do Hospital Santa Isabel”, conclui Sayonara Carvalho.

Ofertas
No início do pré-natal são oferecidos os seguintes exames: sorologias (citomegalovirus, rubéola, toxoplasmose, sífilis e HIV), hemograma completo, glicemia de jejum, tipagem sanguínea, sumário de urina e parasitológico de fezes. Na trigésima semana serão ofertados os VDRL, HIV e sumário de urina. A estimativa é que o Projeto Mamãe Coruja assista esse ano cerca de 9300 mulheres divididas em grupos de até 35 gestantes por dia no turno da manhã. Isso para gestantes no início do pré-natal. À tarde o atendimento seria para as gestantes da trigésima semana.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.