[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), em parceria com a Embrapa Semiárido, promoveram na manhã do dia 31 de maio, em Nossa Senhora da Glória, mais um intercâmbio sobre os benefícios da gliricídia. O evento foi destinado a 15 agricultores familiares da comunidade Empreendimento Livramento, do município de Graccho Cardoso e teve como objetivo apresentar informações sobre a planta, suas vantagens como planta rica em proteína, as diversas formas de cultivo e utilização na alimentação dos rebanhos bovinos, ovinos e caprinos.
 
Na abertura do dia de campo, o chefe do escritório Regional da Emdagro, em Glória, Ari Osvaldo Ribeiro Bomfim, destacou outros trabalhos que a empresa desenvolve para levar ao homem do campo as informações necessárias que contribuam com o seu dia-a-dia. “Nós já fizemos, em parceria com a Embrapa Semiárido, inúmeros dias de campo sobre esse tema porque consideramos a gliricídia uma planta muito importante para o produtor rural. Nosso compromisso é transmitir informações técnicas que possibilitem ao agricultor planejar seu pasto, seu rebanho e sua colheita”.
 
Em seguida, a coordenadora do Projeto de Difusão da Emdagro, Elizabeth Campos, situou os presentes a respeito do Projeto de Gliricídia que originou o trabalho de divulgação da planta e seu uso na forma de silagem, trabalho esse fruto de uma parceira entre a Emdagro, Embrapa Semiárido e Banco do Nordeste. Aproveitou ainda, para distribuir junto aos agricultores um kit contendo sacola, bloco, caneta, cartilha e folderes que auxiliou no aprendizado do dia de campo.
 
Obedecendo a programação, foi apresentado aos agricultores o curral onde ficam guarnecidos os equipamentos e acessórios utilizados na ordenha higiênica e, lá, eles puderam formular diversos questionamentos acerca das boas práticas no manejo dos animais e na correta manipulação do leite enquanto na propriedade. Após, seguiram para as áreas de plantio onde os técnicos e pesquisadores puderam discorrer sobre os benefícios da gliricídia como planta de elevado teor protéico.
 
Foram apresentadas, ainda, as diversas opções de plantio, seja em consórcio com as culturas alimentares da região ou com outras forrageiras como a palma; a formação de cercas viva ou solteira, de forma adensada, propiciando maior volume de folhagem, visando melhor aproveitamento das áreas; como é feita a poda da gliricídia e a confecção da silagem, técnica essa em que a planta é armazenada para ser utilizada nos períodos de escassez de chuvas. “Essa última estratégia forma reservas alimentares para os animais, diminuindo os gastos do produtor com a compra de rações e por conseqüência, o aproveitamento do potencial produtivo da propriedade”, ressaltou Elisabeth Campos.
 
Ao final e empolgados com as novidades, agricultores manifestaram interesse em adquirir estacas do Campo Experimental para plantio, ainda este ano, nas propriedades em Graccho Cardoso. Por conta disso, a coordenadora Elizabeth comprometeu-se em ceder 100 mudas do total que vem sendo produzido na Sede da Emdagro, e acompanhar o desenvolvimento da gliricídia juntamente com os técnicos do escritório local.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.