[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Projeto Freguesia, que foi implantado em 2001, entra no quarto ano mantendo firme o objetivo de integrar áreas importantes de atuação na sociedade. Executado pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), o projeto cria um canal de comercialização para artistas e artesãos, divulga a cultura e a comida típica do Estado, gerando aumento de vendas dos comerciantes, bem como oportunizando espetáculos artísticos e musicais semanalmente nas praças de Aracaju.

Até 2003, já foram realizados 156 espetáculos em cada uma das praças que abrigam o projeto, Olímpio Campos e Tobias Barreto, custeados atualmente por recursos próprios da Fundat, representando um investimento de R$ 80 mil por ano.

Segundo o presidente da Fundat, Edson Freire Caetano, o projeto Freguesia vai continuar em 2004 com força total. “Priorizamos as metas da Prefeitura de Aracaju em fazer uma Cidade para Todos. O projeto Freguesia é apenas um, dos 18 projetos desenvolvidos pela Fundat. Com os eventos desenvolvidos pelo projeto Freguesia, aumenta o fluxo de público nas praças, intensificando-se a comercialização e a divulgação da cultura sergipana, além de criar um espaço de convivência entre diferentes segmentos da sociedade”, afirma.

Na praça Tobias Barreto, o projeto Freguesia se transformou num encontro de gerações e de cultura, onde pode ser visto um grande fluxo de pessoas e de turistas, todos com os mesmos objetivos: diversão e paquera. Os shows nesta praça são sempre dançantes, sendo iniciados às 19 horas todos os domingos.

Para a empregada doméstica Elioneide dos Santos Lino, 28 anos, o projeto Freguesia lhe proporcionou uma grande emoção. “A alegria maior da minha vida foi ver Osmar e Osmailson bem de perto. Ouvia as músicas deles no rádio e quase não acreditei quando os vi bem pertinho. Nunca mais vou me esquecer!”, relembra.

Artistas como Minho San Liver, Skema de Três, Dione Sandres, Xote de Viola, entre outros, já deram o “ar de sua graça” nos palcos do Freguesia, sempre priorizando os cantores locais. Há também a realização de ciclos culturais temáticos, baseados em temas como: natal, festejos juninos, folclore, pátria, mês da criança e teatro.

Já na praça Olímpio Campos, o projeto Freguesia acontece todas as sextas-feiras, a partir do meio-dia e, pelo horário, as pessoas são atraídas também pelas comidas típicas, feijoada, caruru, lasanhas, bobó, doces e salgados comercializados na feira.

O estudante universitário Gilson Pereira dos Santos Júnior, 20 anos, revela que sempre que pode vai à praça para almoçar e prestigiar as apresentações. “Escolhi a praça Olímpio Campos por ser um lugar tranqüilo, onde posso almoçar, relaxar assistindo aos shows e voltar para o trabalho mais disposto. Reúno um ou dois colegas e sempre que podemos estamos aqui nas sextas-feiras”.

O Projeto Freguesia é uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho e nesta sexta-feira, dia 30, Márzio e Banda darão sua contribuição para o sucesso do projeto, com músicas românticas e MPB.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.