[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec-SE) financia, através do Programa Inova-SE, um estudo que busca mecanismos práticos que facilitem o desenvolvimento de sistemas e garantam uma tecnologia padronizada e de qualidade superior. O projetista de software Geraldo Moraes é um dos pesquisadores envolvidos na elaboração do projeto, denominado WebIntegrator.

A pesquisa padrão Model View Controler (MVC) para Software WebIntegrator procura aplicar uma atualização tecnológica a esse ambiente de desenvolvimento na Web. Segundo Moraes, nos dias atuais não basta fazer um software funcionar corretamente. É preciso otimizá-lo, fazendo com que ele possa evoluir e, gradativamente, adquirir novas funcionalidades dentro dos padrões de mercado. Para o projeto em questão, foram gastos alguns meses de estudos nas tecnologias emergentes (JSF, Facelets, EJB-3, Jboss-Seam), que em seguida foram adaptadas para simplificar o desenvolvimento de aplicações no dia-a-dia.

"O advento do MVC tem por objetivo melhorar a codificação dos softwares desenvolvidos, procurando dar maior clareza na separação das camadas de lógica, além de utilizar um ciclo de vida padronizado da aplicação. Isso gera um código confiável e de fácil manutenção, além de estar aderente ao que existe de mais moderno no mercado. Ao final da pesquisa, teremos um software com tecnologia 100% nacional, mas em consonância com os padrões internacionais", disse Moraes.

Inova-SE

O Programa de Apoio à Inovação nas Empresas Sergipanas (Inova-SE) tem como principal objetivo financiar atividades de pesquisa e desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores, ampliando a participação das empresas no setor de ciência e tecnologia do Estado. Para poder atingir o seu principal objetivo, o Inova-SE conta com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec). Ao todo, foi disponibilizado um volume de recursos no valor de R$ 1,6 milhão, distribuídos entre os 11 projetos aprovados pelo Programa.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.