Projeto ‘Escola Aberta’ promove integração entre escola e comunidade
O projeto consiste em disponibilizar para a população que reside em torno de cada escola uma série de oficinas aos finais de semana, nas quais os moradores aprendem atividades que envolvem educação, cultura, esporte e trabalho. Conforme a Coordenadora de Projetos Pedagógicos Sócio-Educativos da Secretaria Municipal de Educação, Valdinete Paes Silva, com o ‘Escola Aberta’, áreas da cidade que eram vulneráveis à violência, agora têm uma ocupação e espaço para lazer.
A variedade de oficinas abrange desde atividades esportivas como capoeira, futsal e yoga, até meios de qualificação profissional, a exemplo de informática básica e artesanato. “A escola abre mesmo as portas para a comunidade e com isso há qualificação na educação, inclusão social e a construção de uma cultura da paz”, ressalta Valdinete, lembrando do caso de uma senhora que aprendeu a produzir artesanato nas oficinas e atualmente é proprietária de um ateliê.
A ampliação do ‘Escola Aberta’ para outras escolas é uma das ações dentro da campanha ‘Pelo Direito de Aprender’, lançada pelo prefeito Edvaldo Nogueira com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino público municipal. Até o momento, o Projeto desenvolve suas atividades nas EMEF Jaime Araújo, Professora Maria Thétis Nunes, Juscelino Kubitschek, Professor Laonte Gama da Silva, Major João Teles Menezes e Professor Florentino Menezes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]