[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma palestra sobre a importância da doação de sangue abriu no último sábado, 23, o projeto Doador do Futuro realizado no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).  A iniciativa, realizada em parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia, contou com a participação de cerca de 50 jovens e adultos dos clubes Desbravadores Mar Azul e Reino Estelar.
 
No auditório do Hemocentro, a assistente social, Jacinta Cardoso, explicou as cinco etapas da doação de sangue – cadastro, pré-triagem, triagem clínica, coleta de sangue e lanche. Ao final, os participantes tiram dúvidas sobre o procedimento. “Esse projeto visa educar e conscientizar os jovens para se tornarem doadores. Também é uma forma de sensibilizar os cidadãos para a necessidade de manter o estoque de sangue da unidade regular”, disse.
 
Consciente do gesto, o coordenador do grupo dos Desbravadores, Luis Antonio Santos Junior, ressaltou a importância da parceria da Igreja Adventista para a realização do projeto. “Temos um calendário anual com palestras e doação de sangue. Além dos jovens, temos os adultos que acompanham o trabalho desenvolvido pelos desbravadores. Esse grupo aproveita para doar sangue no dia da atividade”, informou.
 
O menor Andrew Matheus Santos Silva, 17 anos, inicialmente participou da palestra e, em seguida, efetuou a primeira doação de sangue. “Fiquei sabendo da doação de sangue através da campanha da nossa igreja com o Hemose. Então resolvi pedir a autorização de meus pais, para doar. É simples e não faz medo”, declarou ele.
 
Doador fidelizado, Lucivânio Goes Santos, 36 anos, acompanhou os dois grupos na ação solidária deste sábado. “Tem mais ou menos seis anos que me tornei doador voluntário de sangue. Com a campanha da Adventista faço questão de participar. É uma forma de incentivar outros irmãos”, contou.
 
Projeto Doador do Futuro
 
Voltado para a educação, o projeto também trabalha com estudantes do Ensino Fundamental. As instituições interessadas em participar podem entrar em contato com o Serviço Social do Hemose, através dos telefones: (79)3225-8000 e 3259-3174.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.