Projeto de intervenção pedagógica envolve alunos de escola municipal durante a Semana da Criança
Trabalhando com crianças de quatro a seis anos, a escola está executando a contextualização do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que está comemorando 15 anos de estatuto este ano. Ao aproveitar todos os movimentos em torno deste assunto, a escola está disponibilizando seu espaço para que representantes de diversas práticas sociais discutam sobre o contexto social, no qual as crianças estão inseridas, para consolidar o que prescreve a lei. “Estamos abrindo portas para que essas crianças construam os primeiros passos para a cidadania”, diz Dejanira Neves Matos, coordenadora pedagógica.
O propósito desta idéia é oferecer um aprendizado significativo que desperte as crianças para o conhecimento dos seus direitos e deveres através do ECA. De acordo com Dejanira, a coordenação também contribui de forma responsável com sensibilidade e compromisso para a formação de futuros cidadãos.
A proposta não está restrita apenas à busca de informações, mas objetiva também mostrar caminhos para que atitudes positivas possam ser desenvolvidas na construção de políticas públicas em defesa do menor. Além disso, é necessário sensibilizar profissionais do ensino e pais de alunos quanto à importância da criança em sua plenitude, e ainda realimentar as ações desenvolvidas no projeto “Olha o ECA aí”, desenvolvido anteriormente.
O desenvolvimento deste projeto está sendo realizado por meio de oficinas com o foco voltado para os direitos e deveres das crianças, expressões artísticas e plásticas, debates, palestras, dança, música, jogos, brincadeiras, histórias, sessão de cinema e muitas brincadeiras, já que o público-alvo são crianças pequenas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Projeto de intervenção pedagógica envolve alunos de escola municipal durante a Semana da Criança – Fotos: Silvio Rocha