[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Creche Escola João de Oliveira Sobral, que fica localizada no bairro Santos Dumont, recebeu hoje, dia 20, os 50 adolescentes e seus respectivos responsáveis, que fazem parte do projeto Agente Jovem, para uma reunião que marcou o início de suas atividades.

De acordo com a coordenadora do projeto, Silvânia Maria dos Santos, essa reunião serviu para explicar o funcionamento do projeto. “Marcamos essa reunião com os adolescentes e com seus responsáveis, para marcar o início das atividades do Agente Jovem e para explicar a finalidade desse projeto, seu funcionamento e para a assinatura do temo de responsabilidade e compromisso”, afirmou a coordenadora.

O projeto, que é formado por adolescentes na faixa etária dos 15 aos 17 anos, e é executado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Cidadania (Semasc), tem como objetivo principal promover o desenvolvimento social e humano do jovem, através da realização de atividades que visem a formação de multiplicadores de ações de cidadania na comunidade.

Esses adolescentes que integram o projeto passarão por uma avaliação a partir de alguns critérios. “Como são apenas 50 vagas, tivemos que escolher os jovens por meios de alguns critérios, como: renda familiar, egressos de programas sociais como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), escolaridade, residentes da comunidade e faixa etária”, disse Silvânia dos Santos.

O Agente Jovem tem duração de um ano. Durante esse tempo todos os adolescentes assistidos receberão uma bolsa auxílio mensal de R$ 65,00 e participarão de vários eventos educativos com ações específicas voltadas para o meio ambiente, educação sexual, entre outros temas de importância para o exercício da cidadania, além de fazer pesquisa de campo em toda a comunidade.

Para a coordenadora Silvânia dos Santos, esse projeto é de fundamental importância. “O projeto permite que a sociedade olhe para esses jovens como agentes ativos no processo de mudança social. Além disso, os integrantes terão a oportunidade de adquirir inúmeros conhecimentos que irão facilitar o seu próprio crescimento como homens, como cidadãos”, ressaltou Silvânia.

Ela adiantou ainda que esse ano o Agente Jovem terá uma novidade. A equipe que é formada por um coordenador, orientadores e capacitadores, contarão com a participação também de duas adolescentes que fizeram parte do projeto, são elas: Tatiane Barreto e Márcia da Costa. “Daremos a oportunidades a Tatiane e a Márcia para que elas integrem a nossa equipe, passando suas experiências para que sirvam de exemplo para os que estão chegando”, finalizou a coordenadora.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.