[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Visando construir uma Aracaju mais saudável, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através dos diversos programas que compreendem o “Saúde Todo Dia”, vem desenvolvendo ações preventivas em várias áreas da saúde municipal. Um exemplo que reflete essa filosofia de prevenção da SMS é o projeto Academia da Cidade, que desde o ano passado vem sendo um grande ator na mudança do perfil epidemiológico da população aracajuana, ajudando, por exemplo, no combate e diminuição dos casos de diabetes e hipertensão arterial entre a população mais idosa.

O Programa visa avaliar primeiramente as condições iniciais de saúde dos integrantes através do modelo de percepção da saúde, que avalia a presença de doenças e ingesta de medicamentos, tendo como base de dados as informações contidas na ficha de adesão de cada integrante do programa. Através dos dados, a SMS constatou que 60% dos integrantes pesquisados fazia uso de medicamentos relacionados com alguma dessas doenças. Constatou ainda que 23% deles eram hipertensos e 19% sofriam de lombalgia.

Após aderirem ao programa, as principais mudanças percebidas no cotidiano desses participantes apontam que 50% deles se sentem mais dispostos, outros 15% sentem menos dores. Outro importante indicador de saúde é a mudança quanto à ingestão de medicamentos após a entrada na Academia. Dados da SMS revelam que daqueles 60% iniciais que faziam uso de medicamentos, 43% já manifestaram estar consumindo uma menor dosagem.

Em nosso país, não são rotineiras as iniciativas voltadas para promoção da prática populacional de atividade física. A iniciativa da SMS tem levado o programa a toda população de Aracaju através dos 13 pólos distribuídos pela cidade. Às segundas, quartas e sextas-feiras, funcionando regularmente das 6 às 8 hs, a Academia está na Av Gasoduto (Cj. Orlando Dantas), Praça do Conjunto Inácio Barbosa, Pça José Eutanásio do Nascimento (Sol Nascente), Pça Franklin Roosevelt (Bairro América), Pça Minervino e Silva (Bugio) e Calçadão da Av. Visconde de Maracaju.

Outras regiões, como a Pça Jornalista Orlando Dantas (Augusto Franco), Pça Dom José Thomás (Siqueira Campos), Pça Ulices Guimarães (Santos Dumont), Pça do Castelo Branco, Pça Padre Melo (Santa Maria), Calçadão da 13 de Julho, e Orla do bairro Industrial recebem a Academia às terças, quintas e sábados, no mesmo horário das demais.

Como está estruturada
Na escolha dos espaços foram levados em conta os locais públicos com área identificada e suficiente para adequar a prática da atividade física com grandes grupos populacinais, além da proximidade de uma Unidade de Saúde da Família (USF). Locais de risco social e pessoal, onde existam baixos índices de desenvolvimento humano (IDH), também foram estrategicamente escolhidos. A população também ajudou a escolher os espaços através das reuniões do Orçamento Participativo.

Cada equipe da Academia da Cidade é integrada por um professor de Educação Física, um avaliador físico e mais quatro estagiários de Educação Física. Cada pólo conta também com o apoio da equipe médica da Unidade de Saúde da Família (USF) correspondente. As equipes de trabalho acompanham os participantes divididos em dois grupos- Idosos e Adultos portadores de patologias crônicas, como diabetes e hipertensão, e Adultos jovens e Sadios. De acordo com as necessidades dos participantes, avaliações médica, nutricional e de aptidão física são freqüentemente realizadas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.