[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) vem desenvolvendo diversas ações sócio-educativas com os adolescentes que estão sob tutela do Poder Judiciário em cumprimento de medidas sócio-educativas em regime de liberdade assistida. Os adolescentes são atendidos pelo Programa Viver Legal, com atendimento psicossocial personalizado feito por equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais.

Para atender a estes jovens, a Semasc desenvolve uma série de atividades que vêm devolvendo cidadania e a reinserção familiar. Com o objetivo de despertar no adolescente a melhoria da qualidade de vida, a Semasc realizou com este grupo a Semana da Saúde, marcada por palestras que destacaram a importância de atitudes alimentares sadias, atividades físicas e métodos de prevenção de doenças.

Dentro desta atividade, os adolescentes participaram de uma caminhada, percorrendo as ruas do Conjunto Castelo Branco, onde puderam vivenciar, na prática, a importância da atividade física e despertar na comunidade o interesse de se exercitar. Antes dessa caminhada, para trabalhar melhor o tema ‘saúde’ com os adolescentes, foram desenvolvidas várias outras atividades educativas, com palestras feitas por médicos, nutricionista e dentista, que abordaram os métodos de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids), importância da boa alimentação e da saúde bucal.

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também transmitiram informações sobre como funciona o Sistema Único de Saúde e o Programa Saúde da Família, que é desenvolvido no município de Aracaju pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a assistente social do Projeto Viver Legal, Marli Silveira Ferreira Ribeiro, a proposta dessa atividade foi para que esses adolescentes refletissem mais sobre a importância do cuidado com a saúde e da prevenção. “Em cada atividade, a gente criou uma situação em cima do que foi trabalhado para que eles apresentassem a solução e o resultado dessa proposta foi muito bom”, avalia.

Os adolescentes não só se divertiram com essas atividades diferentes, como também assimilaram várias informações. O adolescente R.J.S ,18, chegou há um mês no Projeto Viver Legal, tempo suficiente para que ele refletisse uma nova oportunidade de vida. Segundo ele, nesse tempo ele aprendeu “muitas coisas novas e boas” para sua vida. “Aqui é muito legal. Nesse pouco tempo já estou vivendo dias melhores e aprendendo só coisas boas. Nesta semana, aprendi sobre saúde, higiene e outras coisas que não tinha nenhuma noção”, revela o adolescente.

A adolescente A.M.T.M, 17, está há dois meses no Projeto e também já percebe a mudança que o Viver Legal vem proporcionando em seu comportamento. “Já estou percebendo que vou sair daqui com mais conhecimento. Cada dia é uma atividade diferente. Sem dúvida, prefiro estar aqui que ficar em casa sem fazer nada”, comenta a adolescente, que já faz novos planos para sua vida. “Agora, quero participar do curso de informática, que o Projeto vai oferecer, para quando eu completar 18 anos, eu possa conseguir um emprego”.

Já o adolescente R.J.C.G, 18, está há um ano no Programa e, para ele, um período bem frutífero e muito bem aproveitado. “Já fiz aula de computação, teclado, música e outras atividades bem legais. Esta semana será inesquecível para mim. Sei que vou sair daqui uma pessoa melhor”, revela.

Atualmente, o ´Viver Legal´, desenvolvido no Centro de Referência Especializado da Assistência Social, no Conjunto Castelo Branco, atende a cerca de 160 adolescentes que estão em cumprimento de medidas sócio-educativas. Esse trabalho de ressocialização com estes adolescentes é feito graças à parecia firmada pela Semasc com o Juizado da 17ª Vara da Infância e Juventude. Os resultados já são bem reveladores. Para se ter idéia, dos mais de 300 que já passaram pelo Viver Legal, apenas 4% voltaram como reincidentes uma média que supera as expectativas, inclusive em nível nacional.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.