[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Até a próxima segunda-feira, dia 26, acontece em algumas escolas da rede municipal de ensino a apresentação do programa Federal “Semana do Peixe, peixe na mesa, saúde em casa”. O programa vem sendo desenvolvido em Aracaju pelo Departamento de Nutrição e Alimentação Escolar da Secretaria Municipal da Educação (DNAE/Semed), em parceria com a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (SEAP). O objetivo do projeto é aumentar o consumo e a comercialização do pescado, além de conscientizar os estudantes sobre a importância nutricional deste alimento para a saúde humana.

O programa foi iniciado pelo governo Federal em 2003 e só começou a ser desenvolvido junto à rede municipal da Educação em 2004, mas apenas em uma escola. Este ano o número de unidades escolares participantes foi ampliado para cinco. A primeira escola visitada foi a de Ensino Fundamental Laonte Gama da Silva, localizada no bairro Santa Maria. Hoje à tarde, às 16 horas, será a vez da Emef. Jaime Araújo, instalada no bairro Soledade.

Uma das três unidades educacionais da rede municipal que já foram visitadas foi a Emef. Sérgio Francisco da Silva, também do bairro Lamarão. Durante o evento, que aconteceu durante toda a tarde de ontem, o coordenador do DNAE, o nutricionista Ronaldo Cruz da Silva e o técnico da SEAP, Misael Tavares Oliveira, falaram sobre o tema, que também foi abordado através da apresentação dos palhaços do grupo teatral “Brincantes de Palhaçaria”.

O grupo ainda visitará as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek e Oviêdo Teixeira. De acordo com Ronaldo Cruz, a execução do programa tem lhe deixado satisfeito, pois o projeto abrange jovens com faixa etária entre 12 e 16 anos, que ainda estão em processo de formação educacional.

Quebrando tabus
“Essa é uma grande oportunidade para desmistificar a concepção de que peixe não é bom para a saúde. Estamos mostrando que ele possui um grande valor nutricional por ter baixo teor de gordura e colesterol zero. Além disso é importante fonte de Ômega 3, ajuda no fortalecimento dos ossos pois é rico em cálcio. Também diminui o aparecimento de doenças como câncer e mal de Alzheimer”, declarou o nutricionista.

Ronaldo comentou ainda sobre a possibilidade deste alimento ser inserido no cardápio da merenda escolar da rede municipal em 2006, já que os testes feitos este ano, apresentaram bons índices de aceitabilidade.

Segundo a coordenadora geral da Emef., Eliani Teles da Silva, a semana do peixe é um projeto muito importante porque informa aos alunos a importância do pescado. “Este momento foi bem aceito pelos alunos e acabou se tornando mais um tipo de aprendizado, ainda mais porque a pesca já faz parte do cotidiano deles, pois alguns são filhos de pescadores e outros pescam nas horas vagas”, declarou.

O envolvimento das crianças com o programa era expressivo, pois interagiam com perguntas sobre o tema, como por exemplo, que tipo de peixe é ou não comestível e quais os benefícios para a saúde, demonstrando também que para muitas o assunto era desconhecido. Ao final da palestra, os estudantes levaram para suas casas folhetos explicativos para que seus pais também possam aprender sobre a importância do peixe como alimento, realizando desta forma, uma interação entre a escola e a família.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.