[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A saúde de crianças e adolescentes economicamente ativos, bem como acidentes de trabalho originados de exposição a material biológico são temas da capacitação realizada pelo Programa Saúde do Trabalhador, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O público alvo é formado por 560 profissionais do SUS Municipal e as atividades prosseguem até o dia 29 deste mês.

Desde a última terça-feira, dia 20, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, odontólogos, auxiliares de enfermagem e auxiliares de consultório participam da capacitação. Esses profissionais compõem o quadro de funcionários das Unidades de Saúde da Família (USF) e no evento estão divididos em sete turmas de 80 pessoas.

“A intenção destas oficinas é repassar as orientações do Ministério da Saúde (MS) quanto aos procedimentos cabíveis para tratar os casos de exploração do trabalho infantil com adolescentes e acidentes de trabalho com exposição a material biológico”, informa a assessora técnica do Programa Saúde do Trabalhador, Jane Curbani.

“As diretrizes formam três protocolos que padronizam tal tipo de assistência e permitirão que os casos de acidentes de trabalho sejam tratados da maneira mais adequada em todas as USF de Aracaju. É uma maneira inclusive de denunciar casos de trabalho infantil e lembrar que a prática constitui crime. Há profissionais que nem sabiam da existência de tais protocolos”, afirma.

A odontóloga da USF Francisco Fonseca, Vitória Régia Almeida apóia a iniciativa. “Todo profissional de saúde deve ter conhecimento de tais práticas e saber como tratar os casos de acidentes de trabalho”, disse na oportunidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.