[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As Unidades de Saúde da Família (USF) do município vêm promovendo atividades que proporcionam melhoria na qualidade de vida de pacientes hipertensos e diabéticos. O objetivo da iniciativa gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa de Saúde do Adulto, é oferecer um atendimento que proporcione a esses pacientes uma melhoria nas condições de saúde, diminuindo o risco dessas doenças. Além disso, o programa incentiva a formação de grupos que desenvolvam atividades junto a esses pacientes em todas as Unidades de Saúde da família(USF).

Além dos portadores dessas doenças, o público alvo do programa constitui-se de pacientes idosos, maiores de 60 anos, e pessoas que apresentam fatores de risco para problemas como obesidade, tabagismo, sedentarismo, dislipidemia (taxas de colesterol e triglicérides aumentados no sangue), entre outros. As pessoas que apresentam alguma dessas anomalias devem procurar a Unidade de saúde mais próxima de sua casa e solicitar seu cadastramento.

O cadastramento oferece um rol de ofertas aos incluídos, que variam desde a consulta médica, passando por atividades coletivas (reuniões nas USF, palestras, exercícios físicos…), exames e consultas de média e alta complexidade indicados pelo médico assistente, além do fornecimento gratuito de todos os medicamentos do protocolo de atenção a esses grupos.

Conforme os dados do mês de março, a SMS tem cadastrados 22.678 usuários hipertensos, sendo as unidades localizadas nos bairros mais antigos as que apresentam maiores números, como as do bairro Santo Antônio, bairro América e 18 do Forte. Existem ainda 7.261 usuários diabéticos. Segundo a coordenadora do programa Saúde do Adulto, Ana Débora, “em muitos casos o paciente possui ambas, o que acarreta num tratamento melhor supervisionado”, ressalta.

As atividades coletivas constituem uma importante ação no combate a Diabetes e Hipertensão. A Academia da Cidade é um exemplo. Com o intuito de combater o sedentarismo, importante fator de risco associado às doenças crônico degenerativas, e incentivar um estilo de vida saudável, a Academia da Cidade tem atuado com suceso principalmente entre os grupos da terceira idade. Hoje, 12 delas estão espalhadas nos principais pontos da cidade, viabilizando o acesso de usuários a exercícios físicos e orientação alimentar.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.