[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O programa Horas de Estudo Praler e Gestar 1 Língua Portuguesa e Matemática, através da Coordenadoria de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação, realizou junto a 30 professores da 1ª à 4ª séries do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) palestras e oficinas, que tiveram como objetivo trabalhar a prática pedagógica dos educadores participantes, aproximando-os de formas alternativas de promoção da educação.

O evento aconteceu no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos. A palestrante e oficineira foi a professora de educação infantil da rede municipal de ensino Rosa Cristina Leite Ettinger. Na sua explanação, abordou um artigo que tratava sobre a motivação que envolve o trabalho dos professores, e sobre como abordar este assunto junto aos estudantes. Já na oficina que foi realizada após a palestra, a educadora tratou sobre o tema “trabalhando com sucata as áreas do conhecimento”, na qual, os professores utilizaram na construção de recursos didáticos, materiais que muitas vezes são descartados no cotidiano.

Sacos plásticos, caixas de remédio, jornais, retalhos de pano. Tudo foi aproveitado pelos docentes, que juntos, após duas horas de trabalho, conseguiram elaborar objetos com caráter pedagógico e didático, que podem ser utilizados durante as aulas. “Muitas vezes jogamos esses materiais fora e a partir deste momento, por conta desta oficina, tenho certeza de que vão aproveitar tudo o que for possível, para oferecer um melhor processo de aprendizagem aos alunos, sempre valorizando esses recursos e conscientizando-os sobre a importância da reciclagem”, comentou a técnica da Coordenadoria de Ensino Fundamental da secretaria, Elisa Habib Mendonça.

Encerrando as Horas de Estudo do Programa Praler, amanhã, quinta-feira, as professoras Maria Neusa Oliveira Mangueira, da Escola Municipal Ensino Fundamental José Carlos Teixeira, e Luciana de Jesus Trindade, da Emef. Sabino Ribeiro, apresentarão suas práticas pedagógicas, exposição que acontece pela manhã e tarde no Cemarh.

Essa é mais uma ação do programa Praler, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed). Durante todo esse ano ele foi desenvolvido com uma proposta pedagógica de apoio à leitura e à escrita, privilegiando o desenvolvimento da consciência fonológica, do sistema da língua e da construção de procedimentos mais amplos de leitura, partindo do convívio intenso dos alunos com textos de diversos gêneros.

Em Aracaju o programa realiza ações diversas, apresentando a filosofia e metodologia do Praler, promovendo discussões, debates sobre os processos nos quais a criança se apropria da leitura e da escrita, realizando leituras em grupo dos cadernos de atividades de apoio à aprendizagem. Aliado a isso, também promove apresentações da produção coletiva dos professores cursistas durante as oficinas, da prática dos professores em sala de aula, e ainda, do desenvolvimento de temáticas como meio ambiente, educação e alfabetização.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.