[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O ensino lúdico da matemática foi o tema do Programa Horas de Estudo de Educação Infantil, realizado na manhã de hoje, quarta-feira, no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos. Durante quatro horas, os professores e coordenadores desenvolveram atividades que envolviam música, dinâmicas e as mais diversas oficinas, tudo com o objetivo de desmistificar o ensino da matemática para os alunos de zero a cinco anos.

A professora e pesquisadora da importância dos jogos para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, Cristiane Pereira Santos da Cruz, utilizou alguns conceitos de conhecidos teóricos da matemática como Beatriz D`Ambrósio e Constance Kammi. Ela abordou os sete processos mentais básicos para a aprendizagem da matemática: seriação, inclusão, conservação, correspondência, comparação, classificação e seqüenciação.

Ela esclareceu ainda como e por onde deve ser trabalhado o senso matemático das crianças, os conhecimentos e habilidades delas, assim como algumas noções básicas, sempre ressaltando a importância do lúdico nesse processo. “O nosso objetivo aqui foi tratar números de forma divertida na educação infantil, criando conceitos e conteúdos na fase das crianças de pré-escola”, disse Cristiane Pereira.

A coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Isis Mota Rodrigues, destacou que os pequenos desenvolvem o raciocínio lógico-matemático com o brincar, partindo de materiais. “A criança já vem com conhecimentos matemáticos, só que eles ainda precisam ser organizados. O grande foco desse trabalho é sensibilizar o professor, que precisa ter o conhecimento teórico e prático para realizar as suas atividades”, afirmou Isis.

Conscientes do papel que desempenham, os educadores presentes na oficina demonstram interesse e vontade de participar. Erilene Correia de Matos, coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil Berenice Campos, localizada no bairro Porto D´antas, falou das suas expectativas. “O que pretendo é trabalhar a matemática, considerada um ‘bicho de sete – cabeças’ de forma prazerosa, aliando conceitos com atividades práticas”, comentou a coordenadora.

No dia 19 desse mês, a coordenadoria de educação infantil, dentro do Programa Horas de Estudo, realiza uma aula passeio com o tema `A fauna e a flora – como explorar na Educação Infantil´, quando os participantes serão levados ao Parque da Cidade. A atividade acontece pela manhã, das 8h20 às 11h20, e à tarde, das 14h20 às 16h20. A Semed disponibilizará um ônibus que fará o transporte.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.