[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A implantação do ProJovem – Programa Nacional de Inclusão de Jovens –, executado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, beneficiará cerca de 3 mil jovens em Aracaju. Implantado em parceria com a Prefeitura Municipal, o programa será apresentado oficialmente ao prefeito Marcelo Déda e secretários amanhã, 12, às 10 horas no palácio Ignácio Barbosa.

A coordenadora nacional do ProJovem, Maria José Vieira Féres, estará em Aracaju para discutir a implantação do programa e definir com Marcelo Déda as primeiras providências. O ProJovem é destinado a jovens de 18 a 24 anos que terminaram a quarta série, mas não concluíram o ensino fundamental e não têm emprego com carteira profissional assinada.

O curso, com duração de um ano, permitirá aos jovens obter o certificado de conclusão do ensino fundamental, aprender uma profissão e desenvolver ações de interesse comunitário. Os alunos receberão incentivo mensal de R$100,00. Também participam do programa o Ministério da Educação, Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Qualificação profissional
Os alunos terão, ao longo de doze meses, curso de elevação de aprendizagem para conclusão do ensino fundamental, língua inglesa, informática básica e qualificação profissional adequada a seu nível de ensino e às oportunidades de trabalho de sua cidade. Ao longo do curso, eles prestarão serviços comunitários e, para receber o incentivo mensal de R$ 100 terão que cumprir 75% da freqüência às aulas e demais atividades previstas.

A proposta é que todos os alunos sejam capacitados, no mínimo, para elaborar páginas e sítios para veiculação na Internet. Ao final do curso, receberão os certificados de conclusão do ensino fundamental e habilitação profissional inicial. Cada prefeitura parceira do programa escolheu quatro áreas de atividade para compor o grupo de profissões a serem oferecidas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.