Programa de combate à dengue em Aracaju é um sucesso
Esse número vem decrescendo, apesar dos períodos de chuva terem se acentuado – fator relevante quando se trata de dengue. A diminuição vem sendo acompanhada desde o mês de abril, quando foram comunicados somente 13 casos, e mais recentemente em maio, em que esse número chegou à metade.
Os índices comprovam o esforço da SMS para prevenir e conter os casos de dengue em Aracaju. Para tanto, existe todo um trabalho de mobilização, conscientização e educação de todas essas comunidades para combater o mosquito causador dessa doença.
São ao todo 243 agentes de saúde fazendo visitas domiciliares diárias, eliminando os focos de larvas desse mosquito. Eles trabalham em parceria com os agentes comunitários e Unidades de Saúde dos bairros, além de instituições como Igrejas. Quando uma mobilização maior é necessária – por exemplo, em um aumento no número de casos – todos esses grupos são acionados. Além disso, os agentes organizam palestras para explicar e conscientizar as pessoas nessa luta.
“Não precisamos realizar ações maiores porque as atuais já estão suprindo a demanda necessária de combate à dengue”, relata a gerente de endemias da SMS, Sidney Lourdes. “Fazemos o combate químico e mecânico nos focos e estamos explicando às pessoas como se deve prosseguir para evitar a doença. Isso vem dando resultado”, completa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Programa de combate à dengue em Aracaju é um sucesso – Agentes de saúde em ação