[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Até a próxima sexta-feira, 6, gestores e demais profissionais do Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde (Hemolacen) participam do Curso de Interpretação das Normas Brasileiras de Referência (NBR) ISO 17025. De acordo com o médico Roberto Gurgel, presidente do Hemolacen, a iniciativa vai capacitar funcionários para dar início ao processo de qualificação do órgão. O curso está sendo ministrado por consultores da Visão Gerencial do Futuro (VGF).

"Estamos iniciando o processo do sistema de qualidade no Lacen e no Hemose. A expectativa é que, no prazo de aproximadamente dois anos, a gente credite os dois órgãos dentro das normas que estabelecemos como meta, que é o ISO 9001", disse Roberto Gurgel, ao acrescentar que no Brasil já existem alguns Laboratórios Centrais com a certificação, mas que poucos Hemocentros a possuem.

Ele destacou que foi criada uma comissão para acompanhar o processo de implantação do sistema e atuar como fiscalizadora. "É importante frisar que esse grupo não vai apenas orientar, mas terá também poder de interferir nas ações. Eles vão verificar se os laboratórios estão realizando os testes de acordo com o que as normas determinam e zelar pelo cumprimento das regras", explicou.

Gurgel disse ainda que a conquista do certificado vai dar qualidade ao órgão e mais segurança aos cidadãos que utilizam os serviços. "Até atingir nosso objetivo, sabemos que há um longo caminho a ser percorrido. O processo requer mudanças de comportamento e de mentalidade e todos os membros da equipe, sem exceção, são responsáveis pela qualidade dos serviços", afirmou.

Sistema de qualidade

O ISO 9001 é um conjunto de normas internacionais, reconhecidas em mais de 100 países, que tem como objetivo a satisfação dos clientes de uma empresa ou órgão, através da prevenção de não conformidades em todos os estágios de um produto ou serviço. Fazem parte do sistema de qualidade ISO 9001 a padronização de processos, treinamento de colaboradores, controle rígido de indicadores de qualidade, monitoração da satisfação dos clientes e melhoria contínua.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.