[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) inicia nesta terça-feira, 3, mais uma etapa das audiências públicas nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Itaporanga D’Ajuda, Laranjeiras, Maruim, Riachuelo, Santo Amaro das Brotas e São Cristóvão, que compreendem o Território da Grande Aracaju. O processo faz parte da elaboração do Plano de Desenvolvimento Territorial Participativo, que tem por objetivo criar um instrumento de planejamento com participação popular, aproximando o Estado dos interesses da sociedade e integrando as diversas regiões sergipanas.

Em Nossa Senhora do Socorro, a plenária ocorre no Colégio José do Prado Franco Sobrinho, no conjunto Marcos Freire I. Na Barra dos Coqueiros, o encontro será na Escola Carlos Firmo. Já em Itaporanga D’Ajuda, as ações serão centralizadas no Centro Social do município e em Laranjeiras, no Centro Recreativo. Na Escola Coronel Sabino Ribeiro vão acontecer as plenárias do município de Maruim. As de Riachuelo serão desenvolvidas na Escola Albano Franco, as de Santo Amaro das Brotas, na Escola Benedito Figueiredo, e as consultas públicas de São Cristóvão vão ocorrer na Escola Glorita Portugual, no conjunto Eduardo Gomes.

"Com essa proposta será possível enfrentar e interromper o processo de urbanização excludente. Com a conferência, poderemos avaliar qual é a capacidade dos municípios em gerenciar o seu desenvolvimento de forma justa, democrática e sustentável", disse a secretária Lúcia Falcón. As Conferências Municipais serão encerradas nos dias 20 e 21 deste mês, quando ocorrem as consultas públicas em Aracaju.

De acordo com o diretor da Superintendência de Desenvolvimento, Captação de Recursos e Programas Especiais (SDPC) da Seplan, Carlos Hermínio Aguiar, o resultado de cada plenária será discutido nas Conferências Territoriais, que serão iniciadas nesta quarta-feira, 4, em Nossa Senhora da Glória. As plenárias territoriais acontecem durante todo este mês: 10 de julho em Aquidabã, 13 de julho em Boquim, 17 de julho em Simão Dias, 19 de julho em Japaratuba, 24 de julho em Itabaiana, 26 de julho  em Propriá e 28 de julho em Aracaju.

Nessa etapa, os participantes serão distribuídos em 10 grupos. Cada um vai ficar responsável por um tema em discussão: Cidade; Agricultura; Educação; Saúde; Emprego e Renda; Cultura, Esporte e Lazer; Inclusão Social; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Modernização e Gestão; e Desenvolvimento Econômico.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.