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Levar cada vez mais cidadania à população sergipana. É partindo deste princípio que a Secretaria de Estado da Inclusão Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) disponibiliza, desde o mês de maio, um estande no Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), localizado na Rodoviária Nova. O box da Seides conta com duas atendentes e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 17h45min e aos sábados de 7h15min às 11h45min. No local, são ofertados os serviços de orientação em relação os programas Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Lei Maria da Penha, Carteira Federal do Idoso e encaminhamentos aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). 

A inovação que a Seides oferece em seu estande é o resgate da linguagem escrita, através da confecção de cartas e currículos profissionais informatizados para aqueles que precisam de uma boa apresentação na busca de emprego. O objetivo do serviço é o de ajudar a quem tem dificuldades em produzir esses documentos.

Central de Cartas

A exemplo da célebre frase do escritor irlandês Oscar Wilde, ‘a vida imita a arte’, o serviço de confecção de cartas oferecido pela Seides foi inspirado no programa Central de Cartas Populares Fernanda Montenegro, da Secretaria da Família e Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro, baseado no filme ‘Central do Brasil’. No filme, a atriz realizava esse serviço para os usuários da mais famosa estação de trens do país.

Em três meses de funcionamento, o serviço já chamou a atenção de algumas pessoas que procuraram o estande para tentar, com a ajuda de uma carta, solucionar seus problemas. São casos emocionantes, como o da dona de casa  Ademildes Vieira, moradora do município de Nossa Senhora do Socorro e que há 10 anos perdeu o contato com o filho.

"Quando eu soube que aqui escreviam cartas, eu logo expliquei o meu caso e prontamente fui atendida. Eu queria escrever a minha carta para um programa de televisão que ajuda a encontrar pessoas desaparecidas, mas não sabia como fazer. Foi então que eu fui atendida aqui no estande da Secretaria da Inclusão e a minha carta foi escrita e enviada", destacou.

Separada, Ademildes viu o ex-marido levar o filho para a cidade de Cubatão, no Estado de São Paulo, prometendo trabalho e melhores condições de vida. No início, ela ainda mantinha algum contato com o filho, Valnei Vieira Alves, mas isso foi diminuindo conforme o passar do tempo, até perder totalmente o contato.

Satisfeita com o serviço, Ademildes elogia a iniciativa. "Achei ótimo esse serviço, pois é uma ajuda para quem muitas vezes não sabe como escrever uma carta. A funcionária daqui é muito atenciosa e se empenhou bastante, não só escrevendo a carta, mas buscando outras maneiras para me ajudar. Acho que as pessoas devem procurar esse serviço, pois situações iguais a minha são muito comuns. A esperança agora é encontrar o meu filho, se Deus quiser, ainda este ano", concluiu.

Currículos

De acordo com a oficial administrativa, Tânia Cristina Rocha de Araújo, que presta atendimento no estande da secretaria, outro serviço que tem sido muito procurado pela população é o de confecção de currículos. Segundo ela, o perfil das pessoas que procuram o serviço é o de homens e mulheres com primeiro grau incompleto, de 18 a 40 anos de idade, e que, em sua maioria, estão há cinco anos desempregados. Em função disso, foi necessário reformular os modelos de currículos disponíveis. "Fizemos um tipo de currículo para atender às pessoas que possuem um pouco mais de experiência e um mais simples, mas que destaque as qualidades do candidato", esclareceu.

Para Tânia, outra vantagem de produzir esse documento no Ceac é o encaminhamento que pode ser dado no próprio local. "Graças aos outros serviços que são oferecidos pelo CEAC, nós encaminhamos as pessoas que vêm aqui para o estande da Secretaria do Trabalho, onde elas são inscritas no Núcleo de Auxílio ao Trabalhador e têm os seus currículos cadastrados, o que facilita o ingresso no mercado de trabalho", ressaltou Tânia.

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