Professores da Rede Municipal participam do projeto Educação: Uma Nova Consciência
Reunidos hoje à tarde no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), professores, coordenadores Pedagógico e Geral e representantes do Conselho Escolar, interessados em participar do programa, tiveram a oportunidade de manter o primeiro contato com o projeto. Eles participaram da 1ª Fase: a sensibilização. Nesse primeiro encontro, os educadores passaram a se familiarizar com o trabalho que será desenvolvido pela equipe da UN-SEAL.
Durante quatro dias em regime de semi-internato, no mês escolhido pelos próprios educadores, um grupo de 25 profissionais da educação, sendo 13 de escolas da rede municipal, irão participar de vivências e reflexões, dinâmicas e trabalhos em grupo, momentos de música, de contos (mitos), de filmes de sensibilização e ouvir explanações teóricas; partes integrantes da 2ª e da 3ª Fase do projeto. Todo esse trabalho será desenvolvido das 8h às 18h, no Salão de Treinamento do Clube de Empregados da Petrobras (Sergipe). Será um total de 40h de auto-desenvolvimento sustentável; influenciando nos valores humanos na educação e em todo o papel transformador da escola na coletividade.
De 18 a 21 de maio, a primeira turma irá participar da vivência de conscientização ambiental. O período de vivência da segunda turma será no mês de junho. Todos os professores da rede municipal terão a oportunidade de participar, já que a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Petrobras, nesse projeto, se estenderá até dezembro deste ano. Não há restrições quanto à disciplina ensinada. Professores de Matemática, Educação Física, Português, ou qualquer outra disciplina, podem participar do programa.
Segundo a professora de Ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaime Araújo, Mônica Ismerim, que já participou do projeto, esse trabalho interdisciplinar é muito importante para o envolvimento dos professores entre si e entre toda a comunidade escolar. “A gente começa a trabalhar de uma outra forma e a ver o aluno de outra forma. O trabalho na escola, depois da vivência, passou a visar mais o aluno; a compreender melhor os problemas dele e ver particularidades que no dia-a-dia a gente não percebia”, contou. A professora ainda afirmou que o relacionamento na escola melhorou muito depois desse trabalho, principalmente com os alunos. “Comecei a perceber o quanto uma simples palavra pode ser importante para melhorar o dia de alguém”, declarou.
Os educadores do Ensino Fundamental interessados no projeto precisam entrar em contato com a técnica do Departamento de Ensino da Semed, Fátima Maynard, e informar o mês do ano letivo que desejam participar.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]