[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Cerca de 120 crianças e adolescentes inseridos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e mais sete educadores participaram na tarde de hoje, 4, do 1º Encontro do Projeto Baú de Leitura, realizado no Centro de Referência da Criança e do Adolescente, situado na rua Alagoas, bairro Siqueira Campos.

O encontro foi apresentado como Proposta de Conclusão de Curso da aluna e estagiária da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Luzijan Aragão, e teve como objetivo principal dar visibilidade aos trabalhos artísticos e culturais desenvolvidos pelas crianças e adolescentes nas Unidades da jornada Ampliada do Peti. Grupos de teatro, dança e poesia foram algumas das atividades demonstradas pelas crianças e adolescentes durante o encontro de hoje.

O evento também teve como finalidade levantar discussões junto à sociedade e a rede escolar quanto ao seu papel no processo de desenvolvimento das potencialidades das crianças e adolescentes assistidas pelo Projeto Baú de Leitura.

“A experiência do Baú de Leitura é desenvolvida com sucesso em Aracaju e esse Encontro tem por finalidade avaliar o trabalho deste Projeto que vem sendo desenvolvido pelos educadores/leitores. É um encontro de sensibilização para esses integrantes. Outros encontros irão acontecer sistematicamente com o objetivo de sensibilizar, capacitar e acompanhar os educadores envolvidos no Projeto”, disse Luzijan..

O Baú de Leitura

Incentivar a prática da leitura crítica e prazerosa entre crianças e adolescentes é o grande desafio do Projeto Baú de Leitura, uma das mais bem-sucedidas experiências do MOC e Unicef dentro do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, em parceria com a Prefeitura de Aracaju. O objetivo é garantir a formação de educadores/leitores para desenvolver, no espaço escolar – da Jornada Ampliada e/ou na Jornada Regular – atividades de leitura de forma consciente, crítica e prazerosa com as crianças e adolescentes.

Cada educador que participa do processo de formação recebe um baú que contém materiais didáticos básicos para o trabalho e cerca de 45 livros, com 15 títulos diferentes, separados por temas relacionados à cultura, meio-ambiente, cidadania e identidade. Uma vez por semana, o educador conta história e desenvolve atividades relacionadas ao tema.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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