[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante todo o dia de hoje, 25, coordenadores e professores de ciências da rede municipal de ensino conheceram o funcionamento das três unidades de Laboratório Didático Móvel (LDM) que foram adquiridos pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para dinamizar as aulas práticas de Ciências. Hoje pela manhã, eles iniciaram o segundo dia da capacitação, que acontece no Centro de Aperfeiçoamento e Recursos Humanos (Cemarh), no bairro Siqueira Campos.

Inicialmente estão participando as coordenadoras do programa “A Hora de Estudo”, voltado para os docentes e os professores das Escolas Municipais de Educação Fundamental EMEF´s Santa Rita de Cássia do bairro América e Juscelino Kubitschek, no bairro Coroa do Meio, que possuirão um LDM cada. O outro laboratório ficará à disposição das demais escolas no Cemarh.

As orientações de como utilizar os recursos do Laboratório Didático estão sendo passadas pelo professor de química Ihanmarck Damaceno, que é consultor acadêmico da Autolab, empresa fabricante do LDM, um produto genuinamente brasileiro. “Nesses dois dias promovemos uma capacitação de 16 horas para participar de alguns experimentos. Na verdade é uma troca de experiências pois são todos professores capacitados. Estamos desmistificando o uso do equipamento com práticas de física, química e biologia”, contou.

Para o professor de Biologia Gladiston de Almeida, coordenador do laboratório da EMEF Santa Rita, o LMD vai estimular o aluno, fazendo com que ele se interesse mais pela aula e também passe a estudar mais. “Aquela aula teórica na sala, em que se fala de célula e suas partes e do microscópio, vai poder ser demonstrada na prática. O que o aluno observar teoricamente no livro, será visualizado no laboratório e isso enriquece o aprendizado”, explicou.

As primeiras impressões do LMD foram muito boas para a professora Telma Barreto, uma das coordenadoras do programa “A Hora do Estudo”. “É uma ferramenta de qualidade que vai realmente auxiliar o trabalho do professor. É bem prático, nós estamos conhecendo o material, que são muitos, mas não é difícil, exige apenas uma organização na separação do material a ser utilizado na aula”, disse.

Segundo a outra coordenadora participante, Valdinete Paes Silva, o LDM vai oferecer dois caminhos de trabalho. “O primeiro com os alunos nas escolas, o outro com os professores. Como produto, temos o projeto de organizar um caderno de experimentos para auxiliar os professores na utilização do laboratório, que vai dinamizar as horas de estudo”, disse. Também participaram da capacitação as professoras de ciências da EMEF Juscelino Kubitschek, Silvana Fontes e Fátima Nascimento.

Características do LDM

A instalação de cada um dos LDMs foi imediata, pois se trata de gabinetes monoblocos sustentados por rodízios e com corrimão lateral para facilitar a locomoção. No interior existem prateleiras que alojam os materiais e acessórios de um laboratório convencional. Possuem custo de operação reduzido, manuais de prática e apoio didático e não necessitam de uma sala exclusiva, podendo ser utilizados em locais abertos.

Também são autônomos em água e energia elétrica, equipados com ar comprimido e um conjunto de materiais que possibilitam práticas experimentais para atender às aulas de ciências da natureza, química, física e biologia. Possuem ainda painel eletrônico e, devido às suas flexibilidades e mobilidades, permitem que sejam utilizados simultaneamente por várias turmas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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