[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A política de assistência social no município de Aracaju apresentou avanços significativos nos últimos anos, fruto do empenho da administração municipal que tem priorizado ações de atendimento a famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social. Este diagnóstico foi apresentado durante reunião ampliada realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), que aglutinou técnicos, diretores, coordenadores e gerentes da política de assistência na capital sergipana.

A reunião foi conduzida pela secretária Rosária Rabelo, de Assistência Social e Cidadania, que abiu os trabalhos falando sobre a importância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Eu acredito que só vamos efetivar e implantar essa política promovendo essas reuniões para discutir e avaliar, pois é preciso a participação de todos para que cada um faça sua parte e dê sua parcela de contribuição”, alertou a secretária. “Temos os melhores quadros da Assistência Social do Estado de Sergipe e devemos fazer uma reflexão sobre a forma como estamos conduzindo este processo”, complementou a secretária.

Rosária Rabelo aproveitou o momento para partilhar sua alegria com todos os profissionais responsáveis pela política de assistência no município, pela conquista do Prêmio Práticas Inovadoras do Programa Bolsa Família, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDS), que destacou Aracaju em primeira colocação nas ações complementares realizadas pela Semasc para proporcionar autonomia e independência financeiras às famílias beneficiadas pelo Bolsa Família. “Esse mérito é de todo o conjunto da Secretaria de Assistência e nós temos que estar orgulhosos do que estamos fazendo e realizando. Isso é fruto do trabalho de cada um. Nós sabemos que o Programa Bolsa Família é um programa novo e muito criticado pela sociedade, mas nós estamos mostrando que não é apenas um programa de entrada e sim de saída também para essas famílias”, complementou a secretária.

Na reunião, todos os coordenadores e gerentes da Semasc discutiram questões envolvendo a rede sócio-assistencial e de proteção social básica, de controle social, planejamento e da gestão financeira. Expuseram o resultado dos trabalhos realizados pela Semasc a gerente de Serviços de Proteção Social Básica, Yolanda de Oliveira Santos, a gerente de Serviços de Proteção Social Especial, Silvana Santos, a diretora de Assistência, Edivaneide Souza Paes Lima, a coordenadora de Planejamento, Marta Gama, e a diretora administrativo-financeira, Maria Ozana Mendonça Souza. Em tempo cronometrado, elas fizeram um relato sobre as atividades desenvolvidas pela Semasc, de acordo com a área de atuação, mostrando as ações que vêm sendo executadas e as estratégias e desafios que estão a caminho.

Os profissionais que participaram da reunião elogiaram a iniciativa da secretária Rosária Rabelo em promover a reunião de avaliação, destacando a importância daquele momento e das capacitações promovidas pela Secretaria aos técnicos com o objetivo de melhor qualificar a equipe com vistas a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população. “É um momento de estarmos avaliando nossa prática, onde nós procuramos atender a família para que possamos desenvolver um trabalho de forma continuada dentro da política da assistência social”, avalia a assistente social Telma Maynart.

“Estamos nos aprofundando mais sobre a proteção social e é uma oportunidade de tirar dúvidas e colher sugestões dos colegas porque deve existir essa troca de experiência”, observa a assistente social, Elze Angélica Melo Barreto, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Para a pedagoga Carla Raquel Santos dos Reis, este é um momento de “suma importância pelo fato de estar havendo uma integração social entre os profissionais e também um espaço para tirar dúvidas e dar sugestões para a melhoria das ações”, destacou Carla, acrescentando que aqui também se tem uma visão geral do que está acontecendo em todos os programas, onde se sabe de todos os avanços e desafios.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.