Professora do município de Aracaju recebe prêmio nacional
De acordo com Ilná Lobo, o projeto foi iniciado em abril deste ano, período em que ela começou as atividades na pré-escola. “Esse foi um projeto que eu tive a alegria de trabalhar, porque senti que as crianças não tinham muita noção nem a habilidade de lidar com o material e o equipamento da escola, nem tão pouco elas tinham integração com os diversos setores da unidade escolar”, disse.
Conforme a professora, as crianças também vinham desde os três anos de idade com uma prática de trabalho baseada nos exercícios estencializados. “Elas estavam acostumadas a desenvolver atividades mecânicas, sem nenhuma criatividade”, revelou, ao comentar que o projeto foi difícil de ser trabalhado com as crianças, porque a prática delas era muito diferente daquela que ela pretendia implementar, por se tratar de um trabalho em que os alunos eram sujeitos da construção do seu conhecimento.
Segundo Ilná, o projeto além de desenvolver uma série de habilidades físicas, emocionais e afetivas nas crianças, também as ajudou a sistematizar um conhecimento sobre a escola pública e sua função social.
Apesar das dificuldades, a professora informou que no final do projeto o resultado foi muito positivo e interessante. “Nós trabalhamos com música, maquete, fizemos visitas a escola, falamos sobre a função da escola, sobre o material pedagógico, a diferença entre a escola pública e particular, além de uma série de atividades ligadas à unidade escolar”, afirmou, ao acrescentar que convidou professores e alunos das outras séries da Escola Juscelino Kubitschek para conhecer o trabalho desenvolvido pelas crianças da pré-escola envolvidas no projeto.
Após a fase de aplicação do projeto, a professora registrou com fotos as atividades da programação desenvolvida com as 30 crianças na faixa etária de 5 a 6 anos. Todo esse material fotográfico foi anexado ao projeto e quando o folder do prêmio chegou à escola, através da Diretoria de Ensino da Semed – Secretaria Municipal de Educação -, estimulando a participação dos professores, ela se inscreveu e saiu vencedora.
A premiação
Por ter conseguido classificar-se em primeiro lugar no Estado de Sergipe Ilná Lobo será premiada com a importância de R$ 3 mil, um baú de material, o qual ela pretende distribuir com as crianças e um certificado de premiação. Além disso, o secretário municipal de Educação, Ruy Belém de Araújo, e a direção da escola receberão uma estatueta do prêmio e a Escola Juscelino Kubitschek receberá um acervo de literatura infantil composto de 120 volumes.
Para Ilná, a participação no Prêmio Qualidade na Educação Infantil 2002 foi muito importante. “Esse trabalho tem um efeito formiguinha. É um trabalho que os outros professores vão percebendo, se interessando e se a gente tiver paciência pedagógica o trabalho começa a se expandir aos poucos e acaba estimulando a participação de outros profissionais”, afirmou, ao acrescentar que estava fora da sala de aula, retomou as atividades no início deste ano e o primeiro projeto que realizou foi vitorioso.
“Eu pretendo continuar desenvolvendo projetos. Gosto de trabalhar com a metodologia de projetos, porque é bem mais interessante, uma vez que além de desenvolver a criança como um todo, ajuda aos alunos a sistematizar o conhecimento científico. No final de cada projeto é possível perceber claramente a síntese que a criança faz do conteúdo que foi trabalhado”, observou.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Professora do município de Aracaju recebe prêmio nacional – Fotos: Walter Martins AAN