[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As escolas que trabalham com a primeira etapa do Ensino Fundamental, que atualmente é de 1ª a 4ª séries, terão até o ano de 2010 para se adequarem à Lei Federal que instituiu a obrigatoriedade do Fundamental de nove anos, ou seja, as crianças terão de ingressar na primeira série com seis anos de idade e não sete, como ocorre atualmente. Isto também vai fazer com que a nomenclatura série seja abolida do currículo escolar e em seu lugar seja usada a palavra “ano”.

Em Aracaju, das 40 escolas de Ensino Fundamental da rede pública municipal, 16 já estão aptas para trabalhar dentro dos novos critérios exigidos pelo MEC, por isso, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) realiza até amanhã o curso de capacitação ´Refletindo o Ensino Fundamental de nove anos´, que visa, dentre os objetivos, oportunizar uma reflexão teórico-metodológica junto aos educadores; aprimorar a organização do espaço, do fazer pedagógico e da disposição do uso dos materiais didático-pedagógicos, conforme a especificidade da criança atendida.

O evento também visa discutir com os que fazem as áreas específicas do conhecimento, o processo de alfabetização e avaliação do público que será atendido. Dentre os temas abordados estão ´a infância e a sua singularidade´; ´o brincar como um modo de ser e estar da criança no mundo´ e a ´cultura lúdica e as culturas da escrita na educação da infância´, tema que foi ministrado na manhã de ontem pela professora Dra. Pela Universidade de Campinas/SP, Ana Lúcia G. de Faria.

“É extremamente necessário entender que esses pequenos precisam conviver com outros da mesma idade, para que a brincadeira seja o meio onde o aprendizado vai ser realizado, e isso se dá através da creche. Os pais têm de entender que o contato entre crianças na primeira fase da vida é fundamental, inclusive pela socialização, e que os filhos não devem somente ter contato com adultos, pois são mundos diferentes e o lúdico como aprendizagem já não acontece da mesma forma”, comentou a palestrante.

Ressaltou ainda que como profissionais, os docentes precisam ter claro que lidam com a diversidade e que um dos papéis dos educadores é enxergar que o trabalho vai além da relação entre crianças e professores, sabendo que os pais estão inseridos nesse processo. “Por isso, devemos dar todas as condições para que os nossos alunos tornem-se cidadãos”, frisou a professora Ana Lúcia.

Para a coordenadora de Educação Infantil da Semed, Isis Mota Rodrigues Dantas, a grande importância da capacitação é mostrar aos professores que a política educacional desenvolvida pela rede pública municipal de ensino, já realiza o processo de aprendizagem desde a creche. “Queremos que os nossos docentes tenham a consciência que o carro-chefe da Semed este ano será o desenvolvimento de um trabalho com qualidade do processo educativo, e isso será aprofundado através do programa ‘Horas de Estudo’, que já é desenvolvido pela rede”, salientou a coordenadora.

De acordo com a professora Maria Ivonilde dos Santos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, localizada no Bairro América, esta capacitação tem como um dos principais benefícios, o esclarecimento de algumas dúvidas que a mudança na lei provocou. “Creio que depois do curso vou conseguir entender todas as alterações. Além disso, com as palestras e oficinas temos um respaldo para o cotidiano, pois estamos nos atualizando sobre assuntos pertinentes a nossa área de trabalho”, declarou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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