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A partir deste mês de novembro, o Procon Estadual, vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc), passou a disponibilizar para o consumidor o serviço de autoatendimento. Isso significa que, a partir de agora, o consumidor também poderá registrar suas reclamações via internet.

Essa nova forma de atendimento tem por objetivo facilitar a vida dos consumidores, evitando o deslocamento até a sede do Procon e o eventual enfrentamento de filas. O procedimento é simples e rápido. Basta o consumidor acessar o site do Procon (www.procon.se.gov.br), clicar no link “Reclamação Online Procon” [localizado no topo da página], preencher todos os dados constantes no formulário e anexar a documentação necessária.

“O consumidor precisa, também, escrever sua reclamação de forma clara e precisa. Tendo isto feito, a reclamações recebidas pela equipe passam por um processo de validação. É como se fosse uma triagem, para verificar a demanda exata de cada consumidor e, estando tudo corretamente preenchido, abriremos o processo, notificaremos a empresa e informaremos ao consumidor o dia da sua audiência via e-mail ou telefone”, explica Luiz Roberto Azevedo, diretor do Procon/SE.

Segundo ele, esse foi o primeiro passo dado rumo à virtualização de todos os processos, dentro do plano de reaparelhamento do órgão, cujo objetivo é melhor atender ao consumidor, desburocratizando cada vez mais o atendimento e, por consequência, conferindo maior celeridade às demandas iniciadas.

“Com a nova ferramenta, o consumidor terá mais facilidade e comodidade, já que poderá efetuar sua reclamação de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet”, concluiu o diretor do órgão. Ainda de acordo com ele, a virtualização dos processos também tem por objetivo acabar com o acúmulo de papel, contribuindo para a preservação do Meio Ambiente.

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