[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Numa área de 12 mil metros quadrados localizada na avenida Maranhão, zona Norte de Aracaju, vai funcionar o primeiro pronto-socorro municipal, construído pela prefeitura em parceria com o Ministério da Saúde.

A grande estrutura contendo tudo o que é necessário para um bom atendimento de urgência e emergência terá sua obra iniciada nos primeiros meses deste semestre. A proposta é que comece a funcionar a partir do segundo semestre deste ano.

O pronto-socorro terá 30 leitos e funcionará sob a coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Aracaju. Todos os recursos de estabilização dos pacientes, terapia intensiva e procedimentos como controle de hemorragia serão realizados. Os serviços serão prestados por uma equipe médica de dois clínicos, dois pediatras, um ortopedista e um cirurgião.

A lógica de funcionamento do pronto-socorro vai seguir a uma triagem que priorizará os casos mais graves. Na sala de indicativo vermelho serão colocados os pacientes que necessitam de atendimento imediato, ou seja, os mais urgentes. Os pacientes graves, porém com capacidade de esperar até três horas pelo atendimento médico serão acolhidos na sala de indicativo amarelo. Já os de estado menos grave serão levados à sala de indicativo verde e encaminhados ao serviço de ambulatório.

A obra custará cerca de R$ 2,1 milhões. “Um serviço de alto custo que vai oferecer uma alta resolutividade dos casos atendidos”, garante o coordenador do Samu, Márcio Barretto.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.