[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Muita animação e disposição. Esse foi o clima tomado por crianças, adolescentes e idosos na Primeira Prévia Carnavalesca do bairro Jabotiana, o Pré-Jabu. A festa foi organizada pelo Centro de Referência da Assistência Social Madre Tereza de Calcutá, mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), com a proposta de resgatar antigos sucessos carnavalescos.

O I Pré-Jabu contou com a presença de 140 crianças e adolescentes assistidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e 35 idosos assistidos pelo Centro de Referência da Assistência Social Antonio Valença Rollemberg, do conjunto Augusto Franco, mantido pela Semasc.

De acordo com a assistente social Cynthia Silva dos Santos Costa, diretora do Centro de Referência, o principal objetivo é resgatar o carnaval tradicional. “Promover a integração de crianças, adolescentes e idosos assistidos pelo Centro de Referência com a comunidade local e também resgatar a cultura dos antigos carnavais é a nossa intenção”, disse.

O Bloco

Crianças e adolescentes do Peti integravam o bloco com a bandinha de frevo, embalando o público presente com músicas dos antigos carnavais. “Resgatar o carnaval de rua é muito bom, principalmente para a criançada que está acostumada à outra realidade”, comenta a moradora do bairro Ilza Maria dos Santos, lembrando que essa brincadeira é mais saudável. O bloco conseguiu arrastar dezenas de pessoas da comunidade.

O bloco estava dividido em cinco alas, cada uma com um tema representativo. A primeira ala era a da criatividade, com crianças fantasiadas com roupas feitas de matérias recicláveis, como papel jornal. Em seguida veio a ala dos abadás, representando os carnavais atuais; A ala três era das Meninas-Moça; A quarta ala era a do Brilho, representando um pouquinho do Brasil. O bloco terminou com o desfile da ala da 3º idade, dividida por idosos do Conjunto Augusto Franco, bairro Jabotiana e Farolândia, além do loteamento Aloque.

Durante todo o cortejo, muitos confetes e serpentinas davam um brilho especial à festa, que não deixou de contar com a presença do Rei Momo e a Rainha do Carnaval, além do Mestre Sala e Porta bandeira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.