Prevenção ao HIV/Aids entre os trabalhadores é tema de capacitação
A capacitação tem como foco estabelecer um planejamento estratégico para atuação do conselho junto às empresas, ressaltando a importância de se trabalhar a prevenção ao HIV/Aids e as práticas de sexo seguro junto à classe trabalhadora.
“Sempre que realizávamos palestras nas empresas sobre as DST/Aids, notávamos que havia a necessidade de desenvolvermos uma estratégia para levar mais informação aos trabalhadores. Notávamos que havia uma grande desinformação quanto ao assunto. Foi aí que descobrimos que já existia uma experiência, a nível nacional, de conselhos que realizam este trabalho junto às empresas”, explica o diretor do Ceese, Andrey Roosewelt Chagas Lemos.
Ainda de acordo com Andrey Roosewelt, a capacitação marca um momento importante no combate ao HIV/Aids no Estado. “O Ceese é mais um instrumento na luta contra a Aids, considerando que a epidemia do HIV/Aids é crescente na sociedade brasileira. A doença atinge, em sua maioria, a população que possui pouco ou nenhum nível de informação, constituindo-se em um seguimento vulnerável, devido às práticas sexuais sem segurança”, aponta.
Os trabalhos foram abertos às 8 horas, com a participação da médica sanitarista do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria Nacional e de Sergipe (Sesi), Ione Fonseca de Melo; do médico Almir Santana, da Secretaria Estadual da Saúde (SES); e do coordenador do Programa Municipal de DST/Aids, Eudes Barroso e do técnico Andrey Roosewelt Chagas Lemos, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Após a solenidade de abertura, a primeira oficina abordou o tema ´Panorama Mundial, Nacional e Local referente à Aids´. As atividades estão sendo coordenadas pela médica do Trabalho Geralda Bauer Rigotti, que representa o Conselho Empresarial Nacional para Prevenção do HIV/Aids.
Conselho
O Ceese é formado por representantes de várias empresas sergipanas que desenvolvem ações de prevenção à saúde. Dentre as empresas estão G. Barbosa, TV Sergipe, Petrobras, Sesi, Senac, Sest/Senat, Sesc, Progresso, Norcon e Companhia Vale do Rio Doce (CVRD).
O Comitê Executivo do Conselho Empresarial foi formado oficialmente no mês de dezembro do ano passado e tem como membros: presidente, Acrízio José Campos Souza (Sesi); vice-presidente, Joana dÀrc Pereira Santos (Secretaria de Estado da Saúde), primeira-secretária, Dayse Góes Prado (Senac); segundo-secretário, Geraldo Alves de Alcântara Filho (TV Sergipe) e ainda os diretores Andrey Roosewelt Chagas Lemos (Secretaria Municipal da Saúde), Eduardo Gomes Pinto (CVRD) e Danielle Rodrigues Queiroz (Sest/Senat).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]