[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Teve início na noite de ontem, terça-feira, no Centro de Convenções, a II Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Na abertura do evento houve apresentação do grupo artístico Mafuá e, logo em seguida, o governador em exercício, Belivaldo Chagas, deu início oficial à conferência. O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Moacir Santana, representou o prefeito Edvaldo Nogueira na solenidade.

“É muito louvável essa preocupação do Governo em realizar esse evento e discutir, através dos seus representantes, a questão nutricional, a questão da terra, para que se possa produzir e garantir o alimento adequado para todos. É muito importante esta real preocupação com a segurança alimentar, que é um direito de todos”, comentou o presidente da Emsurb.

O evento, promovido pelo Governo do Estado, é dividido em três fases. A primeira aconteceu em seis pólos de discussão, envolvendo todas as cidades do Estado, dentre elas Aracaju, com a escolha de orientações e eleição dos delegados. A conferência da noite de ontem constitui a segunda fase. A partir de então, as seis propostas devem ser unificadas em apenas uma para ser apresentada na Conferência Nacional, que acontece no mês de julho, em Fortaleza (CE).

O objetivo é que o evento seja um espaço de construção de alternativas, cujo desdobramento deve levar à incorporação das diretrizes e prioridades das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, para as agendas dos movimentos sociais do campo e da cidade, além dos órgãos governamentais.

Segundo o governador em exercício, é fundamental que se encontre uma proposta única que se adeque às novas mudanças sociais em que vive o Governo do Estado. “Todos que participam desse evento estão dispostos a encontrar juntos as medidas, as saídas, as condições, enfim, as sugestões para que nós tenhamos uma política de segurança alimentar e nutricional à altura do que deseja a atual administração do Estado”, finalizou o governador em exercício.

Para a secretária do Estado de Inclusão e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Menezes, o direito à boa alimentação tem que ser garantido a todas as pessoas. “Temos como horizonte orientador da nossa ação, o fato de que todo o ser humano nasce com direito a um padrão de vida em que esteja assegurado o seu bem-estar e da sua família. O direito humano que estamos falando aqui tem início como um dever do Estado e a responsabilidade da sociedade de assegurar a todos, indistintamente, condições para produzir ou para ter acesso a uma alimentação saudável e nutritiva. Alimentação saudável que estamos falando deve ser fácil de ser conseguida em qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente”, ressaltou a secretária do Estado.

Ao final da abertura do evento, o representante da Secretaria Nacional de Segurança
Alimentar e Nutricional, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social, Crispim
Moreira, ministrou a palestra intitulada ´A Política Nacional de Segurança Alimentar e
Nutricional frente aos Anseios da Sociedade´. Ele disse ainda que o problema alimentar é de interesse de todas as famílias brasileiras.

“A política nacional de segurança alimentar que a sociedade deseja, os anseios, são de oportunidades para combater as desigualdades regionais. As famílias brasileiras querem alimentos adequados, sem agrotóxicos, saudáveis, produzidos na região; esses são os anseios da sociedade que a política nacional deve assegurar. Todos querem renda para alimentar sua família. A política nacional deve garantir sobretudo a articulação, a criação, o compartilhamento de idéias, desejos e escolhas”, complementou o palestrante.

A II Conferência Estadual continua hoje, durante todo o dia, e tem seu encerramento no final da tarde. Também estiveram presentes na abertura do evento, o prefeito de Poço Verde, Antônio Dória; o secretário do Estado de Coordenação Política, Jorge Araújo, representando os demais secretários estaduais; a vereadora Rosângela Santana; Mirsa Leite, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Sergipe (Consean/SE); a deputada Conceição Vieira, representando a Assembléia Legislativa; entre outras autoridades.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.