[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Paulo Henrique Sobral, esteve na cidade de São Cristóvão realizando uma visita técnica para saber se existe a possibilidade de viabilizar projetos de melhoria da infraestrutura dos equipamentos turísticos do município. A visita foi em virtude da audiência do prefeito da cidade, Alex Rocha, com o secretário de Turismo de Sergipe, Elber Batalha, ocorrida esta semana.
 
Durante a vistoria, Paulo Henrique conheceu o antigo casarão situado numa das melhores localizações da cidade, a Praça Matriz, onde possui no segundo piso uma vista belíssima de uma parte da cidade. No prédio funcionava o antigo restaurante de São Cristóvão e, desde a década de 70, a construção pertence ao Estado. “O projeto da Emsetur é para que o casarão abrigue novamente um restaurante. “Queremos o que for melhor para São Cristóvão e sabemos que é de fundamental importância a cidade possuir um bom restaurante, mas antes de tudo, precisamos conferir se o local é adequado e se suas instalações são seguras”, explicou o presidente.
 
Outra ideia para a revitalização do casarão é que o local também abrigue um Centro de Artesanato no segundo piso, onde os artesãos locais poderão expor os produtos produzidos na cidade, gerando emprego e renda para São Cristóvão. “Perdemos muito nestes nove meses em que o restaurante estava desativado. Espero que  os visitantes possam desfrutar também da nossa culinária regional e, assim, conhecer tudo que essa terra tem a oferecer”, disse Alex Rocha.
 
De acordo com a coordenadora e chefe do escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de São Cristovão, Kleckstane Lucena, o prédio está com problemas estruturais por conta de algumas mudanças realizadas no passado. “A estrutura do prédio foi abalada, apareceram algumas fissuras nas paredes por conta da abertura de uma janela. Mas já estamos elaborando um projeto de reestruturação”, explica.
 
Atracadouro

Durante a visita, o presidente da Emsetur também foi conhecer o atracador do município que se encontra praticamente destruído. O lugar possui um grande potencial turístico que combina valores históricos, culturais e ecológicos. “É notável a beleza das paisagens aliada à riqueza histórico-cultural. São Cristóvão é uma cidade que tem um grande potencial turístico religioso. A partir desta visita, vislumbramos a possibilidade de inserir roteiros ecoturísticos aqui no município. Precisamos olhar melhor para essa cidade que é tão rica de atrativos”, disse.
 
O presidente Paulo Henrique Sobral ressaltou ainda que tanto a Emsetur quanto a Secretaria de Turismo vão analisar o projeto do prefeito de São Cristóvão para ver se realmente existe viabilidade de execução. “Estou visitando a cidade, olhando os potenciais turísticos e, principalmente, vendo a implantação de melhorias na infraestrutura da cidade. Mas, antes de qualquer coisa, é necessária a vinda de engenheiros para elaboração de um projeto consistente com o objetivo de recuperar a estrutura física existente. Com essas ações, vamos voltar a incentivar o turismo local”, acredita.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.