[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Após uma semana de discussões sobre os males e benefícios causados pelo meio ambiente, os 42 treinandos que participaram do curso em educação ambiental, idealizaram exposição de cartazes com diversos temas abordados em sala de aula, bem como tiveram a oportunidade de assistir a peça teatral “O meio ambiente, sonho e realidade do Brasil”, encenada pelo grupo Acudicria. O curso, que se encerrou ontem, dia 3, na Unidade de Qualificação Profissional do Bairro Santos Dumont, incorporou o Projeto de Trabalho Técnico Social, conforme parceria firmada entre a Prefeitura de Aracaju e a Caixa Econômica Federal.

A relação do homem com a natureza, a falta de cidadania e a poluição dos rios, foram assuntos apresentados durante o encerramento do curso, que teve a coordenação da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) e a participação dos moradores do Bairro Santos Dumont, durante cinco dias.

De acordo com a engenheira sanitária e ambiental e instrutora do curso, Leonides Gomes da Silva, os cartazes apresentados no último dia de curso simbolizaram um pouco da realidade do bairro, destacando os problemas de saúde, saneamento básico, educação, poluição e degradação, existentes na comunidade. “Eles puderam ter a noção do que realmente acontece de ruim com os moradores do próprio bairro. A intenção foi passar algumas dicas e soluções para que algo seja modificado para melhor”.

Leonides da Silva informou que durante todo o treinamento os alunos foram dedicados e responsáveis com 100% de freqüência. “Eles foram nota 10. Lidar com mais de 40 pessoas não é nada fácil, porém essa comunidade é especial. Ela tem tudo para se desenvolver com sucesso”, afirma, acrescentando que a proposta de despertar a conscientização dos participantes sobre os males e os benefícios do meio ambiente foi alcançada com êxito.

Conscientização – A preservação do meio ambiente foi o assunto que mais chamou a atenção do estudante Jamisson Souza dos Reis, 16 anos. “Irei por em prática tudo que aprendi, desde os malefícios das drogas até a preservação da natureza. Adorei participar do curso, principalmente pela turma que tanto se uniu. Cada irá fazer sua parte na melhoria do bairro e de todo o mundo”.
“Hoje sou outra pessoa. Vou respeitar os animais e acima de tudo a natureza. Antes jogava lixo na rua, sem saber que esse ato fazia tanto mal, não só para os outros, mas também para mim e minha família.” A reflexão foi feita pelo também estudante José Cícero Vieira, 19 anos, que faz parte da Associação dos Curadores dos Direitos da Criança e do Adolescente (Acudicria).

O grupo composto por aproximadamente 20 jovens, encerrou o curso em educação ambiental com uma peça teatral denominada “O meio ambiente – sonho e realidade do Brasil”. Durante 25 minutos os associados da Acudicria demonstraram as causas que o desflorestamento e a poluição das indústrias prejudicam na respiração das pessoas. O clima foi de alegria e descontração que aliada à música ao vivo, reforçou ainda mais o papel dos demais participantes em colaborar com a natureza.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.