[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Guarda Municipal (GM) conta atualmente com o efetivo global de 284 homens responsáveis pela preservação do patrimônio público da cidade. Distribuídos nos postos de serviço, principalmente nas repartições públicas, garantem a segurança do patrimônio, funcionários e usuários dos serviços públicos em geral. Além da presença física dos guardiões nos postos, a vigilância é feita também através do monitoramento eletrônico.

“Nós tínhamos de cinco a seis arrombamentos por mês, antes da implantação do sistema, totalizando uma média de 72 ao ano somente na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Depois da implantação do sistema, há cerca de um ano e meio, foram registrados apenas dez arrombamentos, sendo que os marginais só tiveram êxito em quatro deles, nos demais a Guarda Municipal foi acionada e chegou a tempo de prendê-los em flagrante”, destacou o diretor geral da GM, Major Eduardo Henrique Santos.

Esse sistema utiliza sensores de movimento que disparam simultaneamente um sinal sonoro no local e na central de monitoramento, alertando para a presença de intrusos. De acordo com o diretor geral, atualmente o monitoramento cobre todas as 60 unidades de saúde e mais 36 postos administrativos. Além disso, tem capacidade para cobrir todas as secretarias da Prefeitura de Aracaju que poderiam estar monitoradas.

Na distribuição do efetivo, que conta com guardas municipais de carreira, vigilantes e comissionados, a prioridade são as repartições com grande fluxo de pessoas e nas que há grande movimentação de recursos financeiros, exemplo da secretaria de Finanças (Sefin) e unidades do CredPovo e Banco Popular. A Guarda Municipal existe desde o final de década de 80, mas o primeiro concurso público para a instituição foi realizado no ano de 2004, com validade até o ano de 2008.

Sua sede está instalada no Parque da Sementeira, de onde é gerenciado o sistema de monitoramento. A atuação da GM é destacada também durante os eventos públicos, a exemplo do Forró Caju, quando age juntamente com a Polícia Militar. O monitoramento dos acessos à festa, bem como o trabalho de revista do público e o trabalho de desarmamento previnem maiores problemas e garantem sempre a tranqüilidade das realizações promovidas pela Prefeitura de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.