[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A comissão permanente de licitações de compras e serviços da Prefeitura de Aracaju realizou mais um pregão do tipo menor preço, dessa vez para atender a Secretaria de Educação (Semed) na compra de gêneros alimentícios para a merenda escolar de toda a rede municipal de ensino. Amplamente divulgado na internet e nos jornais, inclusive no estado da Bahia, o processo atraiu muitos interessados.

Um total de 15 empresas retiraram o edital do processo e destas, nove participaram como proponentes na disputa que aconteceu dia 25 na galeria de arte Álvaro Santos. “Esse comparecimento em massa demonstra que o município continua realizando os processos licitatórios com lisura e total transparência, além de provar a confiança que os empresários tem na liquidez do município para pagar os contratos em dia”, disse o pregoeiro oficial da PMA, José Martins Gonçalves.

Realizado dentro de oito dias úteis, mais rápido que outras modalidades convencionais de licitação, além de apresentar maior agilidade o pregão representa principalmente uma economia financeira para o município. Segundo o pregoeiro oficial, a licitação para a merenda escolar conseguiu uma economia de aproximadamente R$ 287 mil. Esse total foi obtido da diferença entre o valor estimado pela Semed para a compra dos alimentos e o valor conseguido durante a negociação com as empresas concorrentes.

O desempenho dessa nova modalidade, que vem sendo aplicada pela prefeitura e executada pela Secretaria de Administração (Semad) desde 2003, também representa menor custo. Em comparação aos custos de um processo convencional, o pregão obteve uma economia de mais de R$ 135. Por representar ganhos ao município é que somente no ano de estréia foram realizados nove pregões. Em 2004 já foram seis.

Procedimentos da licitação
Após a fase de credenciamento dos interessados acontece o pregão. Nele os licitantes entregam as suas propostas e tem a documentação analisada pela comissão de licitações. A partir desse momento o pregoeiro comanda a negociação com as empresas concorrentes para obter entre os selecionados a melhor proposta. Os vencedores são conhecidos no mesmo dia.

Para concluir o processo, a comissão analisa as eventuais observações feitas pelos concorrentes e a seguir encaminha para a Secretaria de Controle Interno e de lá segue para o órgão solicitante para que seja homologado caso não haja nenhum recurso apresentado pelos participantes. No caso do fornecimento de gêneros alimentícios o julgamento foi feito por itens, isso permitiu que das nove empresas concorrentes, sete fossem vencedoras.

De acordo com o pregoeiro José Martins os nomes dos vencedores serão apresentados somente na próxima semana. Segundo ele o sigilo é mantido porque algum recurso ainda pode ser apresentado.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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