[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Atavés da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), a Prefeitura de Aracaju realizou mais um sorteio de casas do Projeto Moradia Cidadã, que beneficiarão famílias que moravam em palafitas na Coroa do Meio. As famílias foram transferidas para casas decentes alugadas pela prefeitura e, em breve, receberão as chaves do imóvel próprio construído pelo Município em parceria com a Caixa Econômica Federal.

No último sorteio, 70 novas famílias foram beneficiadas e a partir da iniciativa da Prefeitura de Aracaju terão a oportunidade de viver em condições dignas. As famílias que moravam em palafitas foram cadastradas em 2001, época em que foram detectados 600 barracos de palafitas. Mediante essa realidade, a PMA elaborou o projeto, por meio do Programa de Arrendamento Familiar, para viabilizar moradia digna a este segmento populacional que vive em situação de risco e vulnerabilidade social. Já foram contempladas com casas novas 481 famílias.

O último sorteio foi realizado no Centro de Referência da Assistência Social Benjamin Alves de Carvalho, no bairro Coroa do Meio, com a presença de cerca de 100 pessoas. Na oportunidade, foram sorteadas 70 novos imóveis, na perspectiva de proporcionar integração social. “É um projeto que tem concepção de totalidade. Nele, trabalhamos várias políticas públicas: saúde, habitação, saneamento básico. Uma concepção que resgata a cidadania e traz a qualidade de vida para essas famílias”, afirma a coordenadora do Projeto Moradia Cidadã, Maria Elisa da Cruz.

Também participam deste projeto a Caixa Econômica Federal, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Fapese, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Os moradores que vão ocupar as novas casas não escondem a satisfação com a iniciativa da Prefeitura de Aracaju. O motoboy Mirobaldo Sacramento, 36, que antes vivia na palafita, declara-se vitorioso. “Morar em uma casa melhor para mim é uma vitória conquistada”, diz. “É algo muito importante para mim, todos desejam morar em uma casa agradável. Com certeza minha vida vai ser bem melhor”, complementa Luciano dos Santos. “Só em pensar que antes morava em uma favela, já é uma conquista”, comemora.

Para Joseane Silva, o Projeto traduz expectativa de uma moradia melhor. Demonstrando a alegria por meio de largos sorrisos, Osmandima Cardoso diz que a Prefeitura de Aracaju estar lhe proporcionando uma moradia digna. “Da forma que vivia antes era muito ruim. Agora que vamos receber uma casa nova, vai ser muito bom”, resume.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.