[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju deu início na manhã de hoje, dia 4, ao processo de retirada das 68 barracas de madeira da areia da praia de Atalaia. Esta medida foi tomada após negociações da administração municipal, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), com os comerciantes, e resultou numa transferência pacífica dos barraqueiros para os novos locais de comercialização padronizados já construídos.

Dos antigos 68 comerciantes da área, 30 ocuparão as novas barracas. “A nossa expectativa é que até amanhã todas as barracas estejam retiradas e no próximo final de semana os novos espaços estarão em funcionamento”, informou o presidente da Emsurb, João Andrade. De acordo com o presidente alguns critérios de eliminação foram considerados para a seleção, tais como a existência de comerciantes que não utilizavam o ponto nos finais de semana; que estavam com mais de seis meses de atraso; famílias que tinham mais de uma barraca e só puderam permanecer com uma; pessoas que possuíam um outro negócio na orla, além de outros que já tinham se retirado definitivamente da praia.

“Esse processo de eliminação fez diminuir de 68 para 49 barraqueiros e desse total 16 pessoas aceitaram a indenização de R$ 2.500 estipulada por um laudo da Emsurb. Em contrapartida, 25 barraqueiros com muito tempo de trabalho na praia e com zero de inadimplência tiveram as suas vagas asseguradas. Esta foi uma forma combinada e justa adotada e os 30 contemplados já trabalham na praia há mais de 15 anos, funcionam todo final de semana e feriados e sobrevivem desse trabalho”, informou João Andrade.

Nova Estrutura

Os novos espaços padronizados que substituirão os antigos pontos de comercialização na areia são dispostos em seis módulos em formato de tendas, com cinco barracas internas cada um. De acordo com o presidente da Emsurb as mudanças também se darão no atendimento aos clientes. “Não vai ser permitida a manipulação de alimentos que exijam água para o preparo, pois não haverá esgotamento sanitário. Somente alimentos prontos ou que possam ser preparados na hora, como frituras. Além disso, só poderão comercializar bebidas em latas”.

Os comerciantes, que já desejavam a mudança de suas condições de trabalho, começam a se transferir para os novos locais, segundo informou o coordenador geral da União dos Barraqueiros da Praia de Atalaia, Everardo Feitosa da Silva. “Estamos preparando as barracas, colocando piso desde sexta-feira passada. Ontem foi o dia de vender os estoques para nos adequarmos às novas exigências”, contou. O coordenador confirmou ainda que a União se retirou de forma pacífica. “A mudança era necessária e esse passo foi dado em 2001 pelos barraqueiros através de solicitação no Orçamento Participativo”, acrescentou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.