[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante os próximos quatro dias, os professores da rede municipal de ensino participarão do `Seminário de Inclusão Digital – a educação além da sala de aula, pelo direito de aprender´. O evento está sendo realizado no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos, e foi aberto na manhã de hoje, segunda-feira. Estiveram presentes a secretária municipal da Educação, a professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça; o coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Neusvaldo Silva Lima; a presidente do Conselho Municipal de Educação (Conmea), Maria de Lourdes Gouvêa; além das representantes do Instituto Oi Futuro e do Núcleo da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP), Miriam Nunes Carvalho e Maria Cláudia Regis.

O evento é voltado aos educadores, que durante esse período discutirão as possibilidades do uso da tecnologia no desenvolvimento de projetos educacionais. Eles serão sensibilizados para o uso da tecnologia nas escolas da rede pública municipal, assim como sobre a importância da Internet como ferramenta de comunicação e aprendizagem. Além disso, serão apresentados a alternativas teóricas de desenvolvimento pedagógico, contribuindo para a qualificação e o aperfeiçoamento deles.

O coordenador do NTE/Semed, Neusvaldo Lima, ressaltou a importância do uso da tecnologia como aliada no processo educacional. “Já trabalho nessa área há mais de 15 anos e sei como a tecnologia é uma ferramenta essencial. Ela pode facilitar o acesso à informação, à comunicação e às ferramentas abertas, que promovem a construção de conteúdos. Estamos fazendo isso principalmente através de projetos nos quais são discutidos temas da comunicação e onde oferecemos cursos à distância, como no projeto Tonomundo”, afirmou.

Após a abertura, foi realizada uma palestra com o tema `Desafios das tecnologias para uma escola em rede´, com o professor doutor Ronaldo Nunes Linhares. O palestrante abordou questões pertinentes ao uso do livro didático e como as tecnologias estão mudando o trabalho dos educadores e a escola. “Muitas vezes achamos que a máquina é nossa inimiga, que vai nos substituir, mas isso é uma falácia. Precisamos nos conscientizar de que o computador não é oposto ao livro didático, mas complementar, e nós professores precisamos estar aptos a trabalhar com ele, ou estaremos excluídos”, disse.

A secretária municipal da Educação fez questão de chamar atenção para o uso dos computadores nas escolas. “Já temos laboratórios de informática em várias escolas municipais e queremos ampliar este número no ano que vem. Mas a nossa meta não é só colocar os laboratórios e sim alertar os professores de que eles precisam estar sensibilizados para o uso desses equipamentos, através de atividades realmente construtivas”, disse Tereza Cristina.

Na tarde desta segunda-feira, será feita a apresentação geral do projeto Tonomundo pela representante da Escola do Futuro/USP, Maria Cláudia Regis, assim como o seu funcionamento no município de Aracaju e mais especificamente, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Thétis Nunes, localizada no bairro América.

Após essa explanação, será a vez do professor Roberto Delmas da Silva falar sobre “O computador e a internet na educação- ferramenta para transmitir ou construir conhecimento?”. Ainda nos dias 30 e 31 de outubro, seguindo em primeiro de novembro, os participantes, divididos em duas turmas de 60 pessoas, farão o curso `Introdução ao pensamento transdiciplinar´, ministrado pela professora msc Heloísa Steffen, da Escola do Futuro da USP.

O projeto Tonomundo

O projeto Tonomundo é viabilizado em Aracaju através de uma parceria entre a Semed, o Instituto OI Futuro e a Escola do Futuro da USP. Espalhado por 16 Estados brasileiros, foi iniciado em Sergipe nos municípios de Ribeirópolis e São Domingos. A Semed implantou essa experiência em seis escolas da rede, que atuam como projetos piloto. São elas: Emef`s Juscelino Kubistichek, localizada na Coroa do Meio; Maria Thétis Nunes e Santa Rita de Cássia, ambas no bairro América; Anísio Teixeira, bairro Atalaia; Tancredo Neves, bairro Luzia; e Manoel Bomfim, bairro Bugio.

O projeto é realizado nas escolas de Aracaju através de nove formadores mediadores. O seu principal objetivo é realizar ações comunitárias nos locais onde as escolas ficam situadas através de quatro temas principais: identidade cultural, cidadania, integração família versus escola e meio ambiente, e desenvolvimento sustentável.

Na avaliação da representante da escola do futuro, Aracaju está cumprindo todas as metas. “Nossas expectativas estão sendo totalmente alcançadas. Além de promover a inclusão digital, conscientizamos as pessoas sobre a necessidade do acesso à tecnologia e de como ela pode promover a melhoria do ensino”, declarou Maria Cláudia Regis.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.