Prefeitura realiza Fórum de servidores e de pais e alunos
Antecedendo o evento, foi realizado o Fórum Geral foi realizado no último dia 24 de outubro, no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e teve como objetivo contribuir com o fortalecimento dos Conselhos Escolares, propondo espaços de discussão sobre estratégias que viabilizem a ampliação de espaços de participação escolar. O encontro contou com a participação de todos os segmentos do Conselho Escolar, além de outras autoridades, servindo para mostrar aos conselheiros o seu papel, com vistas a uma melhor atuação no desempenho das suas funções. Na ocasião foi realizada uma palestra sobre gestão participativa, tema desencadeador dos demais fóruns.
No dia seguinte, 25 de outubro, cerca de 80% dos membros representantes do segmento magistério estiveram presentes no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho (Cemarh). Nesse dia foram apresentados o funcionamento e a estrutura do conselho escolar e aspectos relacionados à legislação educacional. Aconteceu ainda um debate com os presentes, no qual os professores solicitaram a realização de outros fóruns em 2008.
Na avaliação da coordenadora de Gestão Escolar da Semed, Maria José Guimarães, os fóruns estão sendo muito positivos, pois contam com a adesão de um grande número de conselheiros que já compreenderam a importância de se definir coletivamente possibilidades de ampliação e participação no espaço da escola.
“A minha expectativa é que os convidados para o fórum dos conselheiros, que será no dia 9, às 18 horas, e para o de pais e alunos, no dia 10, às 14 horas, respondam ao convite, comparecendo e dando sua parcela de contribuição na definição dos rumos do conselho para o novo ano”, disse.
O Fórum dos pais e alunos foi pensando de uma maneira que possa atrair o maior número de pessoas, por isso, a escolha do dia e do horário. “Para esse segmento pensamos numa data que possibilitasse ampla participação, tendo em vista que durante a semana os pais trabalham e os alunos estão na escola, o que impossibilitaria o comparecimento. Dessa forma, esperamos a contribuição de todos para termos conselhos realmente atuantes”, falou a coordenadora.
Após a realização de todos os fóruns será produzido um documento com as sugestões e necessidades dos conselhos escolares. Ele será enviado às escolas com o objetivo de fortalecer ainda mais os conselhos e conseqüentemente, melhorando a qualidade do ensino.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]