Prefeitura reafirma compromisso do Município com a Saúde do Trabalhador
De acordo com coordenador do Programa de Saúde do Trabalhador, João de Deus, essa reunião serviu para mapear as necessidades dos trabalhadores por meio dos representantes dos sindicatos. “O nosso propósito foi expor as propostas que a secretaria possui para incluir a saúde do trabalhador na Rede Municipal de Saúde”, disse João.
As expectativas dos sindicatos também foram expostas com o intuito de organizar a demanda do CEREST. Para Antônio Góis, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), foi de extrema importância a reafirmação dos questionamentos dos trabalhadores para facilitar a definição de uma rotina para o atendimento dos casos que forem surgindo.
A criação do CEREST viabilizou um meio para que o trabalhador tenha possibilidades de recorrer em casos de atendimento especializado. “O Centro precisa ser um espaço de força do trabalhador. Por isso a necessário do fortalecimento da militância da cidadania”, disse o secretário Rogério Carvalho, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Aracaju com a saúde do trabalhador.
Atuação do CEREST
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugurou há pouco mais de um mês o Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (CEREST). Desde então, o trabalhador de Aracaju conta com um serviço de qualidade que visa proporcionar cada vez mais bem-estar e saúde aos usuários do centro de referência.
Em ações conjuntas entre o CEREST, a população e instituições diversas, são promovidas atividades que possam prevenir, proteger e recuperar a saúde do usuário. Para que isso seja possível, uma equipe composta por dois médicos, enfermeiros, técnicos de segurança do trabalho, um fonoaudiólogo e uma assistente social atende as pessoas no centro. São cinco consultórios médicos, uma sala de audiometria e uma ampla sala de reuniões.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeitura reafirma compromisso do Município com a Saúde do Trabalhador – Foto:Ascom/Sms