[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Desde a implantação do Programa de Qualificação Profissional, há cinco anos, a Prefeitura de Aracaju capacitou 26 mil pessoas. As estatísticas indicam que a profissionalização da mulher vem sendo maior do que a dos homens. A Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), órgão responsável por esse programa, entrega amanhã, dia 26, às 15 horas, mais 160 certificados de conclusão de cursos nas áreas de hotelaria e turismo, com a participação de pessoas atendidas pelo Centro de Apoio Psicosocial (Caps). Na terça-feira, dia 30, mais 300 cidadãos também concluem treinamento em cinco áreas diferentes de atuação. A meta este ano é qualificar seis mil pessoas, com o registro de 50% já cumpridos.

A solenidade de entrega dos certificados para os 160 concludentes será no Centro de Referência de Assistência Social, sediado na Rua Josué de Carvalho Cunha, ao lado da Unidade de Produção de Confecções da Fundat. Os treinandos fizeram os cursos totalmente gratuitos. As aulas foram ministradas na unidade móvel do Senac, contratada pela Prefeitura e instalada na Praça Durval Andrade, no bairro Atalaia.

Os alunos, moradores dos bairros Atalaia, Coroa do Meio e adjacências, absorveram conhecimentos nos cursos envolvendo as áreas de hotelaria e turismo, destacando-se técnica de recepção em hotelaria; agente de turismo; técnicas de garçom; preparador de lanches diversos; preparador de culinária trivial; preparador de cozinha regional; preparador de doces regionais; confecção de bolos e tortas e drinques e coquetéis.

O presidente da Fundat, Edson Freire Caetano, esclareceu que foram 10 cursos diferentes e que a escolha se deu diante da realidade dos moradores daquela área. “Conforme as nossas pesquisas, o ideal para aqueles cidadãos era a realização de cursos nas áreas de hotelaria e turismo, considerando a grande concentração de bares, restaurantes e hotéis naquela área”, informou ele.

Edson Caetano afirmou ainda que dentre os 160 treinandos também constam cidadãos assistidos pelo Caps. A Prefeitura oportuniza a todos para qualificação profissional, acrescentando a fundação está cumprindo o seu papel social. Caetano lembrou que os cursos integraram o Projeto Técnico Social, parceria da Prefeitura e Caixa Econômica Federal, diante da realização de obras de infra-estrutura do bairro Atalaia. O técnico social é desenvolvido nos bairros onde a Prefeitura realiza obras. A fundação leva a qualificação, cultura e lazer para os moradores.

Mais 300 cidadãos qualificados

Na terça-feira, dia 30, às 15 horas, 300 moradores do bairro Inácio Barbosa e adjacências, recebem certificados de conclusão dos cursos de informática; inglês; espanhol; tortas, bolos e pizzas e doces e salgados finos. Desta vez, os cursos foram realizados na Unidade de Produção e Qualificação Profissional do Jardim Esperança, sediada na Rua Júpter, s/n.

Estatísticas

Em cinco anos de implantação do Programa de Qualificação Profissional, a Prefeitura capacitou 26 mil cidadãos. Este ano, a proposta é promover a qualificação de seis mil pessoas.

No período de 3 a 17 de fevereiro, a fundação abriu inscrições para aqueles que desejavam fazer cursos. Em pouco mais de dois meses, ou seja, até abril deste ano, os dados indicam que duas mil pessoas foram capacitadas. Desse número, 1.164 são mulheres e 836 homens, totalizando um percentual de 58,20% do sexo feminino. “A mulher está buscando a qualificação e a cada ano, os percentuais aumentam”, comentou Marta Rocha, coordenadora de Qualificação Profissional da Fundat, destacando que o sexo feminino está adentrando até mesmo na área da construção civil.

As estatísticas também mostram que 860 pessoas iniciaram treinamento este mês. “Acreditamos que a nossa meta será cumprida ou ainda ultrapassada”, disse Marta Rocha.

Veja mais…

Curso da Fundat abre mercado de trabalho para mulheres na construção civil[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.