[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) está implementando o curso de Hidroponia básica oferecido na Unidade de Qualificação Profissional e Produção do bairro Jardim Esperança. O curso está sendo ministrado na unidade desde o dia 16 deste mês e segue até o dia 7 de dezembro, com duração de 30 horas, entre aulas teóricas e práticas. Para desenvolver esse trabalho foi montada uma estrutura para atender os 40 jovens da comunidade local, divididos em duas turmas, manhã e tarde. O responsável pelo treinamento é o professor doutor Pedro Viégas, da Universidade Federal de Sergipe.

O sistema agrícola é chamado de “Sistema hidropônico sob substrato”, que compreende a plantação com água e estufa, como se fossem em tubos e não na terra. Assim, a produção é bem maior por área. “Com esse sistema, não entra nem sol, nem chuva demais e ainda colhemos três vezes mais que o modo tradicional e quase sem agrotóxicos”, explica Viégas.

A mesma técnica só é utilizada por empresários, uma vez que o investimento inicial é caro, mas recuperado no decorrer do processo. “A idéia desse curso é criar agentes multiplicadores e poder gerar renda a esses jovens de baixa renda. Queremos que eles aprendam e possam fazer o trabalho sem precisar do setor público”, comenta o professor. Todo esse trabalho está sendo possível através da parceria da prefeitura com a Agência Setor Público, do Banco do Brasil, que financiou o curso e a montagem do laboratório de incubação e empreendimentos alimentícios.

Em janeiro começa uma nova etapa que segue até junho, com produção de mudas em diferentes substratos; condução da planta; reaproveitamento de alimentos para adubo e colheita, com um menor custo e maior qualidade. A idéia é gerar renda para as comunidades do Jardim Esperança, através de cursos, além oportunidades de empréstimo por meio do micro crédito.

De acordo com o professor há uma expectativa em levar os alunos ao parque da Sementeira no início de dezembro, para que eles possam comparar o cultivo da hidroponia com o cultivo tradicional, feito na terra. “Assim eles vão poder observar as diferenças e confirmar a qualidade dos produtos que eles podem produzir”, informa Viégas.

Cursos da unidade

Além do curso de hidroponia estão sendo ministrados na unidade, cursos profissionalizantes de agente de limpeza, com duas turmas, manhã/tarde e término para o fim deste mês, além do curso de luteria (manutenção e confecção de instrumentos musicais) que termina próximo dia 25 deste mês e dando início à próxima turma dia 28.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.