[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Seguindo determinação do Ministério da Saúde, que visa o planejamento da assistência farmacêutica nos municípios, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza, no próximo dia 10, uma oficina envolvendo toda a equipe de assistência farmacêutica das Unidades de Saúde da Família (USF), inclusive os farmacêuticos alocados na Farmácia Popular.

Segundo o coordenador de assistência farmacêutica, Álvaro Vitor, o intuito dessa oficina é a divulgação das metas para 2008. “Todo o trabalho de planejamento para novos projetos serão abordados nessa oficina, que gerará uma planilha de avaliação, permitindo identificar qual a nossa situação, qual a perspectiva e os novos rumos a serem implantados”, comenta o coordenador.

Um desses novos projetos é a ´Atenção Farmacêutica´, que objetiva descaracterizar o papel do farmacêutico como simples distribuidor de medicamentos, reorientando as ações para desenvolver um trabalho de atenção ao usuário. “A atenção farmacêutica é um termo novo, que foca uma parte diferente da logística do processo – compra e estoque, voltando-se para o acompanhamento da farmacoterapia desse paciente, adesão ao tratamento, promoção, prevenção e manutenção da saúde do usuário”, explica Álvaro.

A assistência farmacêutica tem como diretriz básica garantir o acesso a medicamentos essenciais, através de um trabalho logístico com acompanhamento para promover o uso racional pela população carente e idosos.”O ponto chave desse projeto é marcar o início de uma nova visão. Essa iniciativa demostra uma preocupação tanto com o planejamento dos recursos financeiros quanto com a saúde dos usuários. Não basta ter o medicamento, ele deve ser usado de maneira adequada”, ressalta Vitor. A proposta da SMS é iniciar esse projeto em parceria com universidades do Estado.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.